MPE inaugura projeto com as escolas, explicando aos estudantes o que faz e como ter acesso aos serviços

09/08/2017 18:56

O Ministério Público Estadual (MPE-AM) realizou, nesta quarta-feira (09), a palestra inaugural do projeto “MP nas Escolas”. Participaram do evento cerca de 200 estudantes de instituições públicas e privadas, que foram conhecer as funções do órgão e de que forma a sociedade pode ter acesso aos serviços.

O projeto “MP nas Escolas” é executado em parceria com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas (Sinepe) e as Secretarias de Educação do estado e município. De acordo com a presidente do Sinepe, Elaine Saldanha, o projeto permite orientar os estudantes sobre os direitos e deveres dos cidadãos, de modo que eles tornem-se agentes transformadores da sociedade.

O procurador geral do Ministério Público Estadual, Fábio Monteiro, explica que o objetivo principal do projeto é aproximar os estudantes do dia a dia do órgão. A expectativa é que pelo menos duas escolas da capital e do interior sejam visitadas pela equipe do MP, a cada mês. “Além de ir até as escolas, nós queremos trazer os alunos para dentro do MP, para conhecer o funcionamento do órgão e, dessa forma, despertar o senso crítico e de cidadania nesses estudantes”, frisou.

Presente no evento, o estudante do primeiro ano ensino médio, Pedro Henrique Tomaz, disse que a palestra contribuiu para que todos entendessem melhor o papel do MP. “Fala-se muito em Ministério Público, mas não são todos que entendem a função do órgão, que é defender os direitos do cidadão”, destacou.

Para Pedro Henrique, que deseja seguir a carreira jurídica, essa também foi uma oportunidade para conversar e entender como é o trabalho dos promotores públicos. “Quem pensa em prestar vestibular para Direito, como eu, teve a chance de conhecer uma das áreas profissionais em que é possível atuar”, afirmou.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas ) 

Fotos: Divulgação