TSE determina novas eleições para prefeito em Aripuanã (AM)

10/10/2017 20:48

Decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, na sessão desta terça-feira (10), o registro de candidatura de Aminadab Meira Santana (PSD) candidato que havia sido eleito prefeito de Novo Aripuanã (AM) nas eleições de 2016. Os ministros do TSE determinaram a imediata realização de novas eleições para prefeito no município.

Aminadab Santana foi condenado por ato doloso de improbidade administrativa em julgamento Tribunal de contas do Estado do Amazonas (TCE) que o deixou inelegível por oito anos. Ele teve a prestação de contas, referente ao exercício de 2011, julgada irregular pelo TCE, quando exercia o cargo de prefeito de Novo Aripuanã.

Na condição de prefeito, Aminadab Santana foi acusado de não formalizar processo licitatório na aquisição de peças para a manutenção de veículos da prefeitura e de ausência de documentos que poderiam comprovar a execução de serviços contratados. No caso, o Plenário acompanhou o voto do ministro relator Herman Benjamin, que negou o recurso de Aminadab.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, a eleição deve ocorrer em 90 dias a contar da publicação da decisão.

Novo Airão

Os eleitores de Novo Airão também aguardam novas eleições para prefeito e vice-prefeito naquele município.

O Wilton Pereira dos Santos (PSDB), que foi eleito prefeito de Novo Airão em 2016, foi condenado pela Justiça Federal por improbidade administrativa em 2011 em irregularidades de aplicação de recursos federais. O registro de candidatura de Wilton Pereira foi barrado com base na Lei da Ficha Limpa e Lei Complementar nº 64/1990. Ainda teve o seu mandato de prefeito extinto pela Justiça Federal por improbidade administrativa. Antônio Tiburtino (Democratas) por força da justiça é o atual prefeito provisório de Novo Airão.

 

 

Com informações e imagem: TSE

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )