Crise econômica nacional atinge catadores de materiais recicláveis de Manaus, afirma Bi Garcia

09/07/2015 13:43

IMG_5156O deputado Bi Garcia (PSDB) afirmou na manhã desta quinta-feira (9), no plenário Ruy Araújo,  que a crise econômica que afeta o país,  também está atingindo os 500 catadores de materiais recicláveis de Manaus.

Segundo o parlamentar,  de 200 toneladas que eram vendidas por mês,atualmente os catadores não estão conseguindo vender nem 50 toneladas.

“A crise nacional também chegou nos catadores de lixo. A paralisação de várias atividades no Polo Industrial de Manaus (PIM) tem causado prejuízos aqueles que trabalham com a coleta seletiva, já que seus principais compradores são   as indústrias. Se a capital está sofrendo com isso, imagina o interior do Estado”, argumentou.

Bi Garcia disse ainda que neste momento de crise, a melhor forma é buscar entendimentos com as secretarias de Assistência Social, tanto do município quanto do Estado, para prestar apoio a esta categoria.

“Vamos tentar um apoio financeiro com as secretarias, ou com ajuda de cesta básica de pelo menos três meses para que possamos analisar a crise, que também está atingindo uma atividade tão pequena”, explicou o parlamentar.

Reunião

Na tarde de ontem (8), o deputado participou de uma reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável (CAAMA) com representantes da indústria de papel, cooperativas e associações de catadores.

No encontro, também estavam presentes a Procuradora Chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-AM), Dr. Alzira Costa, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Petrucio Magalhães, representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas) e da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto: Assessoria de Comunicação Deputado Bi Garcia