Centec abre o ciclo anual de palestras falando de ‘Competências para o Trabalho’

12/02/2019 20:02

MANAUS – Dando início ao ciclo anual de palestras do programa ‘Oportunizar Carreiras e Profissões’, o Centro de Ensino Técnico (Centec) realiza, no próximo sábado, 16, a palestra ‘Competências para o Trabalho”, com o administrador de empresas, gestor corporativo e líder em planejamento, André de Oliveira. O evento é exclusivo para alunos do Centec e acontecerá na sede da instituição, localizada na avenida Djalma Batista, 646, São Geraldo, das 10h às 12h.

A proposta principal do palestrante é orientar os futuros técnicos sobre as exigências do atual mercado de trabalho e ensiná-los a como alcançar o sucesso numa seleção, envolvendo elaboração de currículo, comportamento e atitudes em entrevista de emprego. O administrador destaca que num cenário bastante competitivo é preciso ter técnicas adequados para se inserir e se manter dentro desse ambiente que está cada vez mais “afunilador”.

“Atualmente, as pessoas estão habituadas a fazerem apenas o feijão com arroz. Entretanto, o mercado de trabalho não aceita mais esse tipo de comportamento. Há um cenário de disputa acirrada e grandes exigências. Hoje, os principais fatores para a eliminação do candidato são a formação acadêmica, a disciplina e o comportamento. A realidade do nosso mercado está cada vez mais rigorosa”, diz o administrador.

André enfatiza que além de uma boa formação técnica, é indispensável que o candidato tenha competências comportamentais adequadas para enfrentar o mercado de trabalho e todos os seus processos.  O especialista ressalta que as empresas buscam por pessoas que apresentem deste a primeira etapa da seleção uma boa fala, uma boa escrita, uma boa leitura, postura e boa aparência.

“Um bom profissional sabe se expressar bem, tem facilidade de comunicação, além de uma postura adequada para um ambiente de trabalho. Esses quesitos classificamos de ações complementares da formação técnica e indispensáveis nos dias atuais. As organizações querem pessoas produtivas, capacitadas, educadas e atualizadas em conhecimentos técnicos. Vivemos em um universo competitivo, com o triplo de trabalhadores que existiam há 20 anos. Por isso a necessidade dessa reciclagem. É justamente isso que passarei na palestra”, complementa André.

Sobre o Programa

O programa Oportunizar Carreiras e Profissões tem por objetivo orientar e assessorar para o planejamento e autogerenciamento de carreira e conectar os alunos ao mundo do trabalho, evidenciando as melhores oportunidades do mercado.

Com informações: Repercussão Comunicação & Marketing
Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas)

Foto: Divulgação