ESPORTE: Paratleta Mikaela Almeida brilha na 1ª etapa do Circuito Amazonense de Badminton

24/03/2019 21:12

Por Emanuel Mendes Siqueira

 

A estudante-atleta Mikaela da Costa Almeida, de 16 anos, foi a grande estrela da 1ª etapa do Circuito Amazonense de Badminton, realizado neste sábado, 23 de março, no ginásio da Escola Estadual Josué Cláudio de Souza, o GM3, no bairro do Coroado, na Zona Leste de Manaus.

Mikaela nasceu com uma deficiência no membro superior direito e pratica a modalidade há três anos, orientada pelo professor Fernando Taffarel. Na 1ª etapa do Circuito Amazonense, a paratleta, que normalmente compete em nível nacional e internacional na categoria SU5, desta vez foi consagrada na disputa convencional. Enfrentou adversárias sem nenhum tipo de deficiência física.

O resultado foi excelente, de acordo com o relatório final da competição divulgação pela Federação Amazonense de Badminton (FAMBd). Mikaela, que representa a equipe da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto (Coroado) foi medalha de ouro da categoria Sub-17 ao vencer Emily de Nazaré Sá na grande final. Os bronzes no pódio ficaram com Elainy Martins dos Santos e Karla Ferreira Lima.

“Sou pioneira no Parabadminton no Amazonas, pratico o esporte há quase três anos e já tenho um bronze no Pan-Americano de 2018. Entretanto, aqui no Estado enfrento as pessoas ‘normais’, porque não tenho adversárias na minha categoria. Digamos que é um jogo injusto, mas mesmo assim vale a pena”, disse a campeã, que se divide entre o esporte e o segundo ano do Ensino Médio no próprio GM3.

Inspirem-se nela!

Graças ao badminton, Mikaela elevou sua autoestima e passou a sonhar alto, inclusive de olho no projeto das Paralimpíadas de Tóquio 2020. A modalidade é hoje é fator de motivação para a atleta e também para os amigos e familiares do bairro do Coroado, onde mora com os pais.

“No começo eu não me imaginava assim hoje no esporte. Primeiro, eu agradeço muito a Deus, e se não fosse por Ele eu não estaria aqui. Eu espero que as pessoas se inspirem em mim. Sei que a minha deficiência não é a mais complicada, mas mesmo assim eu gostaria de ser um exemplo de força para as pessoas, assim como outras pessoas foram para mim”, concluiu a estudante-atleta.

Balanço da federação

De acordo com o presidente da FAMBd, professor Ricardo Pina, o Cacilda Braule Pinto foi o grande campeão por equipes da 1ª etapa do Circuito Amazonense. No  Masculino a equipe somou 68 pontos, enquanto no Feminino foram 79 pontos conquistados. O evento teve a participação de 58 atletas de seis clubes, que proporcionaram 47 jogos ao longo do dia.

Parcerias

O dirigente destacou as parcerias consolidadas da federação para 2019, entre as quais a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), além das empresas FSB Construções, Só Sopa e Temaki Lounge.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas)

Fotos: Emanuel Mendes Siqueira