Deputado Josué Neto faz homenagem pelo Dia de Conscientização do Autismo

09/04/2019 08:00

MANAUS – A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realiza, nesta terça-feira (9), uma Sessão Especial em Homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que foi comemorado no último dia 2 de abril. A solenidade é de autoria do presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD) e acontece às 13h no Plenário Ruy Araújo.

“É com muita alegria que propomos essa justa homenagem em reconhecimento ao trabalho de quem se dedica, de alguma forma, às pessoas diagnosticadas com autismo”, disse Josué.

O presidente da Aleam é autor de uma proposta que foi aprovada no Parlamento Estadual e se tornou lei no ano de 2016. A lei prevê a implantação de Centros Profissionalizantes para a pessoa com autismo.

No Estado, as pessoas com autismo contam com 244 estabelecimentos de saúde habilitados em reabilitação auditiva, física, intelectual, visual, ostomia ou múltiplas deficiências. Existem ainda as redes de Saúde Mental (RAPS) e a de Cuidados à Pessoa com Deficiência, que são organizadas a partir da Atenção Básica. Na Atenção Especializada, possui aproximadamente 199 Centros Especializados em Reabilitação (CER), que são pontos de atenção ambulatorial especializada em reabilitação e realizam diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva.

Atualmente estima-se que em todo o país existam 2 milhões pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e metade delas ainda não identificadas.

O que é o autismo

São distúrbios do desenvolvimento neurológico caracterizado por comprometimento das habilidades sociais e de comunicação do ser humano. Alguns dos sinais são: atraso na fala, dificuldade em estabelecer contato visual, comportamentos repetitivos e em alguns casos os autistas são inflexíveis a mudança de rotina.

 

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas)

Foto: Joel Arthus