Instituto Lixo Zero propõe desafio às pessoas, para controle da destinação dos resíduos gerados durante a quarentena

26/03/2020 11:22

Por: Portal Gazeta do Amazonas 

 

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) em Manaus lançou nas redes sociais um desafio para que as pessoas reflitam sobre a quantidade de resíduos que são gerados por dia, em uma casa, e qual o destino desses materiais. A proposta é que durante o período de isolamento social recomendado pelos órgãos de saúde para a prevenção ao novo coronavirus, a população faça a separação dos resíduos recicláveis.

Nesta quinta-feira (26), às 15h, nos perfis @manaus_lixo_zero e @fransuamatos acontece uma live com o embaixador do ILZB em Manaus, o biólogo Daniel Santos, e o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Fransuá Matos. Eles vão falar sobre o desafio e dar dicas de como as pessoas podem fazer a separação correta dos resíduos.

Segundo Daniel Santos, a ideia do desafio é que a separação dos resíduos se torne um hábito nas famílias que ultrapasse o período de isolamento social. “Ao iniciar o desafio as pessoas se darão conta da quantidade e tipos de lixo que são gerados em casa e que vão parar nos aterros. E podem mudar esse caminho, enviando os resíduos para reciclagem, através das associações e cooperativas de catadores”, disse.

Podem ir para a reciclagem materiais como plástico, papéis e papelões, vidro, lata de alumínio e metal, isopor, entre outros. Daniel Santos orienta que as pessoas separem as embalagens, façam a limpeza e guardem em um espaço da casa. Para ocupar menos espaço, as embalagens podem ser dobradas. Depois que o período de isolamento for suspenso os participantes do desafio devem encaminhar os materiais para os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) da Prefeitura. Além disso, os desafiados devem fazer uma foto com os resíduos destinados à reciclagem e relatar de forma breve quais foram as principais dificuldades, facilidades e o tipo de resíduos que mais foi gerado na casa e postar nas redes sociais usando a #quarentenalixozero e marcando os perfis @manaus_lixo_zero e @institutolixozerobrasil .

Daniel Santos destaca que, com os resíduos encaminhados para a reciclagem, é possível evitar que esses materiais parem nos aterros, e a redução da extração de novos recursos naturais, que são usados como matéria prima para a fabricação de produtos. Outra vantagem é o fortalecimento da economia local, gerando emprego e renda para centenas de famílias que trabalham com reciclagem.

Instituto Lixo Zero – O instituto representa, no país, a Zero West Internacional Alliance (ZWIA), movimento internacional de organizações que desenvolvem conceitos e princípios visando à sustentabilidade da cadeia de resíduos, com otimização dos descartes e eliminação do lixo no mundo.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

 

Foto:Divulgação