Acadêmicos e professores de medicina ensinam a realizar reanimação cardiopulmonar, no Shopping Ponta Negra

16/08/2018 15:08

Em prol do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, acadêmicos e professores de medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizam neste sábado (18), no Shopping Ponta Negra, uma ação que vai ensinar a população a identificar uma parada cardiorrespiratória e a realizar manobras de reanimação cardiopulmonar. O evento é gratuito, aberto ao público e acontecerá das 10h às 22h, no terceiro piso (L3), próximo ao Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

“Quanto mais pessoas souberem realizar uma Reanimação Cardiopulmonar, independente se são profissionais da saúde ou não, mais vidas serão salvas”, destacou a gerente de marketing do Shopping Ponta Negra, Karla Henderson.

O chefe de treinamento didático do projeto Alfa Manaus, Ronaldo Almeida, explica que a parada cardíaca pode acontecer a qualquer momento, com qualquer pessoa e em qualquer lugar. E, cerca de 90% das vítimas morrem antes de chegar ao hospital.

“Mas podemos reverter esse quadro com mais pessoas sabendo como agir em uma situação como essa. Durante a atividade, a população poderá praticar a reanimação em manequins de adulto e bebê, tirar dúvidas e também aprender a utilizar o desfibrilador automático”, disse Ronaldo.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas

Foto: Divulgação