Ações do “Dezembro Vermelho” serão realizadas em escolas de Manaus e nos municípios do interior do AM

11/12/2017 18:08

A programação da campanha “Dezembro Vermelho”, que acontece em todo o estado em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, continua durante toda esta semana, com ações de orientação em quatro escolas estaduais de Manaus. No interior, os municípios de Tabatinga, Lábrea, Uarini e Humaitá estarão realizando atividades educativas, com oferta de testes rápidos para diagnóstico de HIV e distribuição de preservativos, além de cursos de capacitação para os profissionais de saúde que atuam na área.

A campanha da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), organizada pela Coordenação de IST/Aids e Hepatites Virais, tem como tema central este ano “A ARTE DE VHIVER, #VHIVER”. Durante todo o mês de dezembro serão distribuídos 1,7 milhão de preservativos, 50 mil unidades de gel lubrificantes e 50 mil folders informativos. Serão oferecidos 46.325 testes rápidos para diagnóstico de HIV e 19.900 para Sífilis.

A partir desta terça-feira (12/12) até sexta-feira (15/12), a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), através das coordenadorias especiais de ensino, estarão realizando atividades pedagógicas nas escolas de ensino médio, com rodas de conversas, palestras, passeatas, confecção de cartazes, trabalhos de grupo e de pesquisa e blitz educativa e preventiva sobre IST/HIV/Aids. A ação é realizada em parceria com a Coordenação Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, que atua vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Programação – Nesta terça-feira (12/12), a Escola Estadual Ondina de Paula Ribeiro, no bairro Japiim, recebe as atividades educativas. Na quarta-feira (13/12), é a vez da Escola Estadual Manoel Severiano Nunes, no Alvorada. Na quinta-feira (14/12), as equipes estarão na Escola Estadual Presidente Castelo Branco, no bairro São Jorge. Na sexta-feira (15), a visita será na Escola Estadual Vasco Vasques, no bairro Jorge Teixeira.

As atividades nas escolas continuam na próxima semana, com visita nas Escolas Estaduais Marco Antonio Vilaça II, na Cidade Nova, na segunda-feira (18/12) e Lecita Fonseca Ramos, no Rio Piorini, na terça-feira (19/12). Em todos os dias as atividades acontecem de 8h às 11h.

Nesta sexta-feira (15/12), a Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais estará na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Parque das Garças, na Zona Norte de Manaus, com oferta de testes rápidos de HIV e Sífilis, das 16h às 20h.

Interior – Em Tabatinga (a 1.107 quilômetros de Manaus), a partir desta segunda-feira (11/12) até sábado (16/12) será realizada, na comunidade indígena Belém do Solimões, a oferta de testes rápidos de HIV. Até sexta-feira (15/12) também acontece o curso básico de Vigilância Epidemiológica em IST/HIV e Hepatites Virais, direcionado aos profissionais de saúde. A atividade será realizada das 8h às 17h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga.

No município de Humaitá (a 696 quilômetros de Manaus), estarão sendo ofertados para a população, durante toda a semana, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesta terça-feira (12/12), a ação acontece na UBS Nossa Senhora do Carmo. Na quarta-feira (13/12), é a vez da UBS Adriana Dantas receber as atividades de testagem rápida e distribuição de preservativos. Na quinta-feira (14/12), as equipes estarão na UBS CSII e na sexta-feira (15/12) na UBS Nova Humaitá. Em todos os dias as ações acontecem das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Em Uarini (a 569 quilômetros), nesta terça-feira (12/12), as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão na Escola Municipal Ednelza Bezerra, realizando palestras educativas sobre HIV e testes rápidos para diagnóstico da doença. Na quarta-feira (13/12), nas UBSs César Augusto Pinedo e Mário Lopes estarão sendo feitos testes rápidos durante todo o dia.

Já em Lábrea (a 853 quilômetros da capital amazonense), até sábado (16/12) as equipes estarão realizando testes rápidos nas UBS.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas)

Foto: Divulgação