Aleam e Hemoam promovem o projeto Doador Legal nesta terça (12/06)

11/06/2018 17:57

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) começa a participar nesta terça-feira (12) do projeto de doação de sangue Doador Legal. A campanha vai receber doações de sangue das 8h às 12h e faz parte de uma parceria da Casa com o Hemocentro do Amazonas (Hemoam) envolvendo servidores e a população em geral.

A iniciativa visa formar um banco de doadores de sangue entre os servidores da Aleam como forma de a Casa Legislativa contribuir para a sociedade, pois as bolsas coletadas irão para o estoque do Hemoam e ficarão à disposição das pessoas que necessitarem.

De acordo com o diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, as equipes do centro médico e serviço social estarão mobilizadas em incentivar as pessoas a se tornarem doadoras no ambulatório da Aleam. “Esse é um papel de extrema importância. São campanhas que já aconteceram e voltam a acontecer, pois tem como objetivo maior salvar vidas. Temos uma relação muito próxima com o Hemoam que é o grande distribuidor de sangue de nosso Estado, principalmente, nessas datas festivas que se aproximam a exemplo da Copa do Mundo, festival folclórico de Manaus e dos bois de Parintins”.

Nesses eventos, disse Andrade “é comum aumentar o número de acidentes e, por isso, se faz necessário que se tenha um estoque positivo de sangue no Hemoam para atender a essas pessoas. Diante disso, a preocupação do Hemoam e da Aleam é o desempenhar o papel de cultivar as campanhas no sentido de buscar esse derivado do sangue”.

“Estamos em preparativos e num trabalho de convencimento que deve ocorrer até o dia 12. Já temos em nosso banco de dados 84 pessoas que se comprometeram a fazer a doação no dia determinado. Diante desse quadro temos uma expectativa em realizarmos uma boa coleta de sangue que vai se transformar em subprodutos que serão utilizados em processo de reabilitação em cirurgias e hemorragias”, destacou Arnoldo afirmando ainda que uma equipe qualificada estará no dia para definir quem pode ou não fazer a doação.

 

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas