Alunos do Curso Técnico em Enfermagem do CEL discutem sobre a atuação profissional, em Manaus

21/05/2015 10:05

Campanha2Nesta quinta-feira (21), acontece a primeira Jornada do Curso Técnico em Enfermagem do Centro Literatus (CEL), com o tema Educação e a Promoção da Saúde. Cerca de mil alunos participarão do evento, que conta com três palestras que abordarão a atuação profissional. Além disso, também será promovido um workshop, aberto ao público externo, que abordará a temática: Reconstituição e Diluição de Medicamentos em Urgência.

O workshop será realizado na sexta-feira (22) no auditório do Anexo I, localizado na Av. Djalma Batista 536 – ao Lado da Antiga Arena do Vasco. E será ministrado pelo professor, enfermeiro e membro e titulando em enfermagem dermatológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feriadas e Estética (SOBENFEE), Denísio Silva da Mota.

O investimento para participar do workshop é de R$ 20 e os interessados poderão optar por uma das três opções de horário, das 7h30 às 10h30, das 14h30 às 17h30, e das 18h30 às 22h.

Jornada do Curso Técnico de Enfermagem

Com o intuito de conscientizar os futuros profissionais sobre a importância da postura profissional no mercado de trabalho, será realizada a palestra “Ética Profissional e o Direito do Paciente”. Ministrada pela assistente social, especialista em políticas públicas e Sistema Único de Saúde (SUS), e gestão e docência do ensino superior, Ana Jarina Pedrosa.

Os alunos também assistirão “Dicas para Trabalhar com Pacientes em Urgência e Emergência”, que será ministrada pela enfermeira e especialista em terapia intensiva, oncologia e saúde pública, Gleicy Viviane Brasil.

Segundo a coordenadora pedagógica do CEL, Franciele Duarte, responsável pelo evento, entre os desafios do profissional técnico de enfermagem está a de trabalhar as habilidades comportamentais para se destacar no mercado. “Como a de oferecer ao paciente atendimento humanizado, por exemplo”, destacou.

Franciele aponta que o sorriso, a cordialidade, o olhar nos olhos e o atendimento do profissional de saúde durante todo o processo serão fundamentais para a recuperação do paciente. “E principalmente, quando se trata de situações mais delicadas, como a de pacientes terminais e seus familiares”, ressaltou a coordenadora.

Outra palestra realizada também nesta quinta-feira será a “Importância da utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, que ajudam a prevenir que o profissional se exponha ou prejudique a sua saúde durante a execução de suas funções. A mesma será ministrada pela tecnóloga em segurança do trabalho, técnica em enfermagem e especialista em enfermagem do trabalho, Vanélia Ramos Brito.

Reportagem, Olívia de Almeida/Três Comunicação e Marketing

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto: Divulgação