Pesquisadores da Nilton Lins lançam cartilha sobre a criação de peixes no Amazonas

23/05/2015 13:26

criacao-de-peixes-no-amazonasUma cartilha voltada a fornecer noções básicas para criação, manutenção e desenvolvimento da atividade de piscicultura no Amazonas será lançada no próximo dia 27 de maio, às 17h, no auditório do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa).

Intitulada “Criação de Peixes no Amazonas”, a publicação é produto da disciplina Extensão em Aquicultura ministrada no Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da Universidade Nilton Lins (Uninilton Lins) e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos).

Coordenada pelos pesquisadores e professores, Elizabeth Gusmão Affonso, Eduardo Akifumi Ono, da UniniltonLins/Inpa, e  Marcio Quara de Carvalho Santos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam), Campi Coari, a cartilha  aborda vários temas sobre piscicultura, levando em consideração  as especificidades da região, como o clima, o solo, a água e as espécies de peixes da região, como o tambaqui e o matrinxã.

De acordo com Gusmão, os assuntos abordados serão apresentados  “passo a passo” por meio de uma linguagem acessível e dinâmica  sobre piscicultura, assim os produtores terão a oportunidade de aprender mais sobre as técnicas de como criar peixes na região.

“Esperamos que esta pequena contribuição para a sociedade amazonense possa estimular o interesse sobre esta prática de produção agropecuária, assim como contribuir com o avanço da piscicultura no Estado”, disse Gusmão.

A cartilha “Criação de Peixes no Amazonas”, é direcionada aos estudantes do ensino médio-técnico, graduandos, pós-graduandos, produtores. Após o lançamento, cada exemplar estará à venda ao preço de 15 reais.

Saiba o que é o Biblos/FAPEAM

O Biblos é um programa que visa apoiar a publicação de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas nos seguintes suportes: papel, mídia eletrônica e digital, produto (resultado) de pesquisa científica conduzida por profissional e financiada pela FAPEAM e/ou agência de fomento nacional/internacional.

Serviço

O que é: Lançamento da Cartilha Criação de Peixes no Amazonas

Data: 27 de maio (quarta-feira)

Local: Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia-Inpa.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )
Foto: Divulgação