Alunos do IFAM Campus Parintins criam fazenda tridimensional para auxiliar nas aulas de Agropecuária

28/05/2015 18:35

FOTO IFAMCom a intensa utilização de ferramentas tecnológicas em sala de aula para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, alunos do Instituto Federal do Amazonas – Campus Parintins (IFAM/CPA) desenvolveram um ambiente tridimensional de uma propriedade rural, contribuindo na relação teórico-prática das atividades de campo do curso técnico em Agropecuária.

O projeto ‘Ambiente Tridimensional de Aprendizagem Desenvolvidos por Alunos do Ensino Médio no município de Parintins’ está em exposição na Mostra de Inovação Tecnológica, durante o III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que acontece até esta sexta-feira (29), em Olinda-PE.

Contemplado com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), o software educacional foi desenvolvido por estudantes do curso técnico em Informática, a partir de uma demanda feita por professores de Agropecuária. “O Campus Parintins ainda não possui um espaço destinado às construções voltadas à agropecuária, o que dificulta a aprendizagem, principalmente porque são conteúdos que exigem aplicabilidade”, disse Ilmara Martins, professora do curso de Informática e uma das orientadoras do projeto, explicando que, a partir da falta de infraestrutura para aulas práticas, iniciou-se um projeto interdisciplinar, envolvendo alunos e professores dos dois cursos.

De acordo com Martins, a intenção foi oferecer recursos flexíveis e personalizáveis, como objetos, animações e simulações, em um ambiente que possibilitasse um alto grau de interação entre alunos e professores. O software é baseado no Counter Strike, popular jogo de computador. “Aproveitamos a questão da movimentação e mapa das construções. O aluno ao ingressar na fazenda 3D, sente-se como se estivesse realmente jogando, os vários recursos proporcionam essa sensação, como a etapa de construção de um galinheiro”, explicou Martins, destacando que todas as atividades do ambiente tridimensional respeitam as normas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Fase 2.0

A Fazenda3D foi criada a partir de softwares livres e ainda está na Fase 1.0, atendendo apenas a avicultura e bovinocultura. Segundo Martins, em breve, será iniciada a Fase 2.0 para auxiliar também as disciplinas de agricultura e piscicultura.

FOTO IFAM 02

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Fotos: Ifam (Divulgação)

Tags: