TELEFONIA MÓVEL: Nono dígito implantado em números de 6 estados nordestinos

01/06/2015 23:50

32655-3Os usuários da telefonia celular de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e do Piauí, vão ter que se adequar a uma nova mudança. A partir desta segunda-feira, 1º de junho, todos os números devem ter o dígito 9 acrescentado à esquerda. Segundo a Anatel, a modificação vai ser gradual: as ligações marcadas com oito dígitos ainda vão ser completadas, para adaptação das redes e dos usuários, que vão receber mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem.

Após esse período de transição, estimado até o dia 9 de junho deste ano, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas. Os serviços de telefonia fixa não sofrerão alterações, e permanecem com códigos de acesso com oito dígitos. No País, o nono dígito nos números de celulares já foi implantado em todos os estados da região Norte, no Maranhão, em São Paulo, Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

Ao longo de 2015, outros estados também deverão acrescentar o dígito 9 à frente dos atuais números: Minas Gerais, Bahia e Sergipe. A data da mudança para o restante dos estados, localizados nas regiões Sul e Centro-Oeste, ainda deve ser definida. A Anatel disponibiliza na internet uma cartilha sobre o nono dígito nos celulares: www.anatel.gov.br. De acordo com a Agência, o Brasil encerrou 2014 com mais de 280 milhões de linhas ativas de telefonia móvel, uma alta de três e meio por cento sobre dezembro de 2013.

Reportagem, Alexandre Souza

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto:Divulgação