Jovens dispensados do Serviço Militar fazem juramento à Bandeira em Manaus

26/08/2017 11:23

A Solenidade de Juramento à Bandeira Nacional e entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI), dos alistados no município de Manaus , da classe de 1999 e classes anteriores, aconteceu na manhã da última sexta-feira, 25 de agosto, às 9h, na 34ª Junta de Serviço Militar (JSM), localizado na Rua: Visconde de Mauá, 165 – Centro Histórico da capital amazonense.

A cerimônia contou com presença de centenas de jovens que foram dispensados da prestação do Serviço Militar inicial, por força de disposições legais e consciente dos deveres que a Constituição Federal impõe aos brasileiros, para com a Defesa Nacional, por razões importantes, eles fizeram o juramento à Bandeira.

O Tenente Junker presidiu a solenidade dizendo: todos os senhores passam a ter deveres e direitos de cidadão. A cerimônia que os senhores estão participando nesta manhã de sexta-feira, 25 de agosto de 2017, é marcada para o ato de patriotismo com o seu País, logo após a execução do Hino Nacional e o juramento à bandeira, os senhores receberão o certificados de dispensa de incorporação ao serviço militar, concluiu o oficial militar.

Assista o vídeo, abaixo.

Quando deve ser realizado o alistamento militar?

R – O alistamento militar deve ser realizado nos primeiros seis meses (1º de janeiro a 30 de junho) do ano em o brasileiro completar 18 (dezoito) anos de idade, porém aquele que se alistar no período de 1º de janeiro a 30 de junho concorrerá à seleção geral realizada no mesmo ano podendo ser incorporado no quartel no ano seguinte. Após esta data o brasileiro alistado será encaminhado à seleção geral que será realizada no próximo ano.

Aonde é realizado o alistamento militar?

R – O alistamento é realizado na Junta de Serviço de Serviço mais próxima de seu domicílio.

O que é uma Junta de Serviço Militar?

R – A Junta de Serviço Militar é um órgão alistador pertencente à estrutura administrativa da Prefeitura Municipal.

O que acontece ao brasileiro que não se alistar?

R – O brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar na situação de “FORA DO PRAZO”. Isto poderá trazer-lhe conseqüências desagradáveis, pois ao não estar em dia com as suas obrigações militares, o cidadão não poderá:

  • Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
  • Ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
  • Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
  • Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
  • Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
  • Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
  • Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e
  • Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Fotos e vídeo: Edson Chaves|Portal Gazeta Do Amazonas