Aos 80 anos, empresário e jornalista Guilherme Aluízio proprietário do “Jornal do Commercio” faz aniversário

03/09/2017 08:21

A frase em latim “Labor omnia Vincit”, que na tradução em português significa “O trabalho tudo vence”, está para a capa do “Jornal do Commercio”, de Manaus, com os seus quase 113 anos, como o seu proprietário, Guilherme Aluízio de Oliveira Silva, está para a vida empresarial desde a sua juventude.

O empresário e jornalista que completa 80 anos neste domingo, 3 de setembro, só de “Jornal do Commercio” tem 37 anos.

Nascido no município de Beruri ( a 231 quilômetros de Manaus), Guilherme Aluízio, é filho de Álvaro Fachina da Silva e Dalila de Oliveira Silva, ingressou no jornalismo como estagiário do extinto jornal ” A Gazeta”, depois de estudar na Escola Normal São Francisco de Assis e no Colégio Dom Bosco. Segundo os registros históricos, o periódico foi fechado durante o golpe militar de 1964, pelo governador à época, Arthur Reis.

O empresário Guilherme Aluízio entrou para o mundo dos negócios quando seu pai transferiu as sedes da usina de Pau-Rosa e da serraria Santa Luzia de Beruri para Manaus. De 1967 a 1970, exerceu o cargo de diretor financeiro da Companhia Siderúrgica da Amazônia (Siderama), a convite do sogro e proprietário da companhia, Sócrates Bomfim.

No início dos anos 1970, ele voltou para os negócios da família, quando fundaram a Companhia de Navegação e Transporte de Cargas Navezon Linhas Internas da Amazônia. Também administrou mais duas empresas do ramo de serraria, estabelecidas no município de Benjamin Constant, microrregião do Alto Solimões. Voltadas exclusivamente para a exportação de madeira para os Estados Unidos, as duas serrarias, Froeste Fronteira Oeste da Amazônia Ltda, e Tropical Empresa de Madeiras Tropicais da Amazônia Ltda.,contemplaram um projeto de extração, beneficiamento e manejo florestal de forma sustentável.

A veia jornalística, aliada aos anos de experiência como empresário de sucesso, propiciaram o coroamento de um ideal, com aquisição do controle societário do “Jornal do Commercio” e da Rádio Baré, firmado com o “Diários Associados”, há 37 anos.

Em meados do ano 2000, o “Jornal do Commercio” conquistou a certificação pela norma ISO 9001-2000. Atualmente, o empresário Guilherme Aluízio administra o tempo entre a presidência do “Jornal do Commercio” e os demais negócios da família, como a empresa SB Imóveis.

Com informações: Jornal Em Tempo

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas ) 

Foto: Reprodução|Jornal do Commercio