Professor do IFAM garante pódio no Campeonato Brasileiro de Orientação

28/10/2017 21:36

Representando o Amazonas na última etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação (CamBor) 2017, o professor  Wietse Marco Jurgen Hoornweg Van Rij, do IFAM Campus Manaus Zona Leste (CMZL) garantiu medalha de prata na competição mais importante do país em Orientação. A terceira etapa foi sediada em Timbau do Sul, no Rio Grande do Norte, no período de 13 a 15 de outubro, com mais de 500 participantes.

O campeonato é organizado pela Confederação Brasileira de Orientação (CBO), a Federação de Orientação do RN (FORN) e o Clube de Orientação Potiguar (COP) e é constituído pelas provas: percurso Sprint, percurso longo e percurso médio.

A corrida de Orientação chegou ao Brasil na década de 70 e utiliza ambientes ao ar livre como campo de jogo. O objetivo do participante é cruzar os pontos de controle, utilizando apenas um mapa e uma bússola como instrumentos, em um menor tempo possível. Os percursos possuem características variadas e o grau de dificuldade é definido de acordo com a categoria dos atletas.

Competindo na categoria H55A, homens acima de 55 anos, o professor Wietse Van Rij, utiliza a área verde do IFAM Campus Manaus Zona Leste como espaço de treino, já que o campus dispõe de pista de atletismo, gramado e percurso de cross. “Treino o ano todo com uma carga diária de até duas horas. Para mim foi uma honra competir de igual para igual com atletas que ministram curso no Brasil sobre confecção de mapas e traço de rotas e que são especialistas nos “atalhos” que chegam até os pontos de controle”, disse ele que não é mapeador e nem instrutor da modalidade.

O grande campeão da prova foi Erlei Antônio Zôrzo, seguido por Wietse Van Rij e Antonio Dmeterko.

Ainda em 2017 acontecerá o Campeonato Brasileiro de Orientação Sprint disputado no período de 24 a 26 de novembro, em Curitiba.  A competição terá duração de 3 dias com a realização de quatro provas.  Em 2018, o Campeonato Sul-Americano será sediado em Montevidéu, no Uruguai.

Com informações e imagens: IFAM

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Tags: