Balé Folclórico do Amazonas realiza 1ª Semana da Consciência Negra

16/11/2017 17:29

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado na próxima segunda-feira (20/11), o Balé Folclórico do Amazonas realiza uma programação especial voltada para a valorização da cultura afro-brasileira. A “1ª Semana da Consciência Negra” acontecerá de 21 a 24 de novembro, de 9h até 12h, no Teatro Gebes Medeiros, nas dependências do Ideal Clube, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, Nº. 937, no centro de Manaus.

Entre as atividades estão programadas vivências, oficinas, apresentações de espetáculos de dança e bazar. De acordo com Conceição Souza, diretora do Balé Folclórico do Amazonas, o grupo sempre interage com a comunidade e com as pessoas que participam de movimentos culturais.

“Faz bastante tempo que nós estamos trazendo a população e os grupos de diversos movimentos culturais e folclóricos para dentro do Balé. No caso da cultura negra, todo ano a gente faz uma apresentação no Teatro Amazonas com uma coreografia especial que reúne danças de origem afro, mas essa será a primeira vez que vamos realizar uma semana inteira de atividades”, comenta Conceição Souza.

Programação

Abrindo a programação, no dia 21, Cléia Alves, do Grupo de Maracatu Baque Mulher, vai fazer uma vivência e uma oficina de com os integrantes do Balé, alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Uninorte.

“A Cléia, que é uma das coordenadoras do Baque, também é bailarina, já trabalhou muito com dança e vai dividir com os convidados toda essa experiência. Depois, eles vão participar de uma oficina de Maracatu”, afirma Conceição.

No dia 22, quarta-feira, haverá apresentação das coreografias “Em contraste” e “Amazonas Negro”, da Escola Estadual de Tempo Integral Lecita Fonseca Ramos, e oficina de Maculelê, com Tommy Brucutu. Dia 23, quinta-feira, terá apresentação do Grupo Toque Brasil, seguida de uma oficina de Capoeira. Finalizando a semana, no dia 24, sexta-feira, acontecerá apresentação da Cia. de dança Arte sem Fronteira, com as coreografias “Místicas de Yao” e “Caminhos”; oficina de Dança Afro, com Flavio Soares e apresentação do Balé Folclórico do Amazonas, que fará trechos do espetáculo “Herança Africana”.

Paralelo à programação, haverá um bazar e venda de comidas típicas.

“O brechó terá roupas, sapatos e acessórios masculinos e femininos, tudo a preços simbólicos, e também venda comidinhas. A verba arrecadada será usada para a renovação do figurino”, finaliza Conceição.

Programação da 1ª Semana da Consciência Negra

Dia 21

9h30 – Vivência, com Cléia Alves, do Grupo Baque Mulher

10h30 – Oficina de Maracatu, com Cléia Alves

Dia 22

9h30 – Apresentação de dança da “E.E.T.I. Lecita Fonseca Ramos”

10h30 – Oficina de Maculelê, com Tommy Brucutu

Dia 23

9h30 – Apresentação do Grupo de Capoeira “Toque Brasil”

10h – Oficina de Capoeira

Dia 24

9h30 – Apresentação da Cia. de dança “Arte sem Fronteira”

10h – Oficina de Dança Afro, com Flavio Soares

11h – Apresentação do Balé Folclórico do Amazonas

*Todos os dias haverá venda de comidas típicas e um bazar de roupas, sapatos e acessórios femininos e masculinos.

Serviço: Balé Folclórico do Amazonas realiza 1ª Semana da Consciência Negra

Local: Teatro Gebes Medeiros (Ideal Clube) –Avenida Eduardo Ribeiro, 937 – Centro

Data/Hora: De 21 a 24 de novembro, terça a sexta-feira, de 9h até 12h

Entrada: Gratuita

Com informações e imagem:Assessoria de Comunicação – SEC

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )