Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria conhece o Hospital Maternidade Unimed e elogia o programa “Parto Adequado”

21/11/2017 21:19

O Hospital Maternidade Unimed (HMU), de Manaus, recebeu recentemente a visita da presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luciana Rodrigues. A médica veio à cidade para conhecer as instalações da maternidade da operadora de saúde. Na ocasião, a titular da SBP ainda conheceu o “Parto Adequado”, projeto nacional de incentivo ao parto natural, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), executado em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e Institute for Healthcare Improvement (IHI).

“Fiquei impressionada com a qualidade da estrutura do HMU, conheci os leitos, as UTI Neonatal e o atendimento realizado às mamães. Sem dúvida, a unidade oferece tudo o que é necessário para a realização de partos humanizados”, elogiou a presidente da SBP, que tem visitado as maternidades de todo o Brasil.

Luciana defende que o local e a equipe multidisciplinar envolvida fazem a diferença na hora do parto e, principalmente, na condução e atuação em emergências, onde minutos podem fazer a diferença entre salvar a vida da mãe e ter uma criança saudável. “Por isso, uma estrutura hospitalar adequada é essencial para minimizar os riscos durante o parto”, acrescentou a médica.

Durante a visita, ela assistiu a apresentação do projeto “Parto Adequado”, que foi implantado em março no HMU e tem como meta a redução do número de partos cesáreos e a implantação de práticas de excelência no atendimento às gestantes e recém-nascidos. Durante dois anos, profissionais da maternidade, obstetras e enfermeiros, participarão de cursos e treinamentos práticos sobre parto. A direção da maternidade também receberá orientações e recomendações para efetuar as melhorias necessárias na estrutura física e para capacitação de recursos humanos.

A maternidade possui enfermarias com leitos do tipo PPP, onde as mulheres são acompanhadas durante o pré-parto, parto e pós-parto. A mãe que deseja ter o bebê por parto normal é acompanhada por uma equipe multidisciplinar, para que passe pelo processo da forma mais natural possível. Outra característica importante desse tipo de espaço é permitir a presença de acompanhantes em todo o processo. Após o nascimento do bebê, o contato pele a pele com a mãe e a amamentação na primeira hora de vida também integram o conjunto de cuidados prestados à mãe e ao recém-nascido.

Segundo a diretora técnica da Maternidade da Unimed, Regina Sodré, atualmente a unidade já desenvolve práticas de incentivo ao parto natural e de atendimento diferenciado às mães e aos bebês. “Estamos agora realizando um trabalho mais intenso de conscientização, a escolha do parto ainda gera muitas dúvidas, nem todas as gestantes podem fazê-lo, mas quando há essa possibilidade mostramos os benefícios tanto para ela quanto para o bebê”, comentou.

Entre as principais vantagens do parto normal para a mãe é o menor tempo de internamento e recuperação pós-parto mais rápida. Já o contato do bebê com as bactérias e os micro-organismos existentes no canal vaginal estimula o sistema imunológico do recém-nascido, fazendo com que o parto normal seja responsável por evitar futuras doenças.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Fotos:Divulgação

Tags: