Em Novo Airão-AM, Parque Nacional de Anavilhanas inaugura trilha de 5 quilômetros

29/11/2017 06:42

O Parque Nacional de Anavilhanas, no Amazonas, inaugurou uma nova trilha terrestre totalmente sinalizada. A trilha da Base 2 Apuaú tem cinco quilômetros de floresta nativa, cipós de diferentes espécies e diversos igarapés. O visitante poderá desfrutar de uma caminhada de observação da exuberante fauna e flora amazônica durante o dia ou à noite, mas precisa agendar com a antededência.

Segundo o chefe-substituto do parque, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Dolvane Machado, a trilha já começa em Novo Airão, onde o visitante deverá ir embarcado por aproximadamente 25 quilômetros pelo labiríntico arquipélago das Anavilhanas até chegar na base da unidade de conservação, ponto de partida para o passeio. “Na trilha existem algumas bifurcações, retornos, pontes e atalhos. Por estas particularidades, sinalizá-la era fundamental”, explica.

Machado ainda acrescenta que a trilha foi sinalizada por questões de manejo, segurança e acessibilidade. “Nós da unidade sugerimos que o visitante siga pelo caminho principal (setas vermelhas) onde a trilha é mais aberta e depois retorne pelo caminho mais fechado (setas amarelas), assim ele não deixa de passar por nenhum atrativo, não repete o caminho, aumentando a área percorrida e a possibilidade de avistamento de espécies ”, ressalta.

Além da sinalização, foram feitas manutenções das pontes, corrimãos, escadas e limpeza da trilha. Toda essa atividade foi possível graças ao trabalho dos voluntários, que são parceiros do trade turístico que atua dentro Parque Nacional de Anavilhanas.

Belas praias de areias brancas

O parque está aberto o ano todo. Na seca (setembro a fevereiro) é possível desfrutar de belas praias de areias brancas que emergem por todo o arquipélago. Na seca (março a agosto) são trilhas aquáticas, passeios de barco por dentro de florestas alagadas.

Com informações e imagem: ICMBio

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Tags: