Comandante da PM garante reforço de policiais nas ruas de Manaus

22/07/2015 00:11

 

MANAUS 21.07.15 - O PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL VEREADOR WILKER BARRETO (PHS) RECEBE HOMENAGEM DA POLICIA MILITAR EM NOME DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS (CMM). (E/D VEREADOR FABRICIO LIMA(SDD), CORONEL DA PM DANIEL PICCOLOTTO/MARIO FROTA(PSDB)/WILKER BARRETO(PHS)COMANDANTE DA PM GILBERTO GOUVEA/CORONEL DARCELOS GOMES/ELIAS EMANUEL(PSB). FOTO:TIAGO CORREA/CMM

O comandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel Gilberto Gouvêa, garantiu à população, durante a Tribuna Popular, que destacou o 5º aniversário da Academia da Policia Militar do Amazonas Neper Alencar, realizada na manhã desta terça-feira (21), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), que a cidade de Manaus, desde domingo (19), voltou a ter tranquilidade após intensiva atuação da Polícia Militar nas ruas. De acordo com comandante, apenas dois casos foram registrados até a madrugada desta terça-feira.

Enfático em seu discurso, Gilberto Gouvêa disse ser a primeira vez, durante 27 anos de corporação, ter visto uma situação igual a que ocorreu no último fim de semana, onde mais de 30 pessoas foram assassinadas em Manaus, por motivos, ainda investigados pela Polícia Civil. “Temos nos empenhado para apurar o que verdadeiramente ocorreu. À PM coube aumentar o policiamento nas ruas e, com essa atitude, obtivemos resultados positivos, como a redução da criminalidade com apenas dois registros até a madrugada desta terça-feira. Reagimos no momento certo, quando reforçamos com 700 policiais a segurança nas ruas. A cidade volta à sua tranquilidade, na medida em que a PM impõe suas forças nas ruas. Se há falhas temos que reconhecer e nos preparar melhor para ajustar”, disse o comandante.

Homenagem

Durante a Tribuna Popular, proposta do vereador Fabrício Lima (SDD) para ressaltar o 5º ano de Academia da Polícia Militar, que reuniu cadetes, coronéis e comandantes, Gilberto Gouvêa que recebeu em nome da corporação uma placa de homenagem, agradeceu o apoio da Casa Legislativa. “Esta Casa dá o exemplo, em momento que uma instituição com 178 anos de história no Amazonas, é colocada à prova. É uma guerra que precisamos vencer”, garantiu o coronel.

Gouvêa aproveitou a ocasião para destacar a importância da Academia na preparação dos cadetes. “A Academia é fundamental para a formação de líderes. Temos feito um grande esforço para recrutar e selecionar os melhores, e isso tem nos dado resultados esperados. Não nos falta obrigação e comprometimento pra desempenhar o nosso papel e alcançar os objetivos do Estado”, completou coronel Gilberto.

Para retribuir a homenagem, o coronel da PM, Daniel Picolotto, entregou ao presidente da Casa Legislativa, vereador Wilker Barreto (PHS), uma placa simbólica de agradecimento. “É a nossa forma de dizer muito obrigado pelo apoio desta Casa”, disse Picolotto.

Na oportunidade, Wilker encaminhou a placa de agradecimento para que fosse colocado no Memorial da Câmara Municipal. “A homenagem é oportuna e justa, que a partir desse momento ficará registrada nos anais desta Casa Legislativa”, disse Wilker Barreto.

O autor da iniciativa, Fabrício Lima, destacou que, no momento em que o Estado clama e busca na PM a ordem na cidade, a CMM presta a homenagem singela de apoio e solidariedade aos policiais. “Essa homenagem e apoio está à altura de uma categoria, que vem de uma academia que forma oficiais competentes. Essa instituição formas seus oficiais economizando recursos, fazendo com que os policiais entendam o bom funcionamento da PM. É nessa hora que estendemos a mão a quem mais precisa. Se nesse momento o crime organizado toma conta do país, temos no Amazonas homens e mulheres que honram suas fardas, para resguardar a segurança da população e construir um Estado mais forte”, reforçou Fabrício Lima.

Mais apoio

O reconhecimento e apoio também vieram nos discursos de outros parlamentares. O vereador Professor Bibiano (PT) refletiu a importância da academia na formação de bons policiais. “Porém sem o apoio da sociedade, muitas das vezes esses policiais são como bombeiros tentando apagar o fogo sem os devidos recursos”, observou Bibiano, exigindo a soma dos esforços de todos. “Temos que fazer o nosso dever de casa, temos que continuar cobrando o Executivo para colaborar com a infraestrutura e iluminação adequada nas ruas e becos, para que as viaturas consigam adentrar nesses locais de difícil acesso”, acrescentou o parlamentar.

“Quando a própria instituição assume a formação de seus líderes demonstra mais conhecimento e informações estratégicas para avançar em sua missão”, declarou o vereador Waldemir José (PT), que observou, ainda, um erro não dar continuidade a programas importantes para a segurança pública, e que deram certo em Manaus, como o ‘Ronda no Bairro’. “O programa fortalece a segurança da sociedade e trouxe valores que deveriam ser divulgados ampliados”, disse o petista.

“Parabenizo a academia por sua capacidade de organização e responsabilidade em formar oficiais competentes, reconheceu Luis Mitoso (PSD). “Todos os praças que formam hoje a PM, os quais na academia recebem as principais instruções estão preparados para combater esse crime cada vez mais organizado. Eu confio e acredito no trabalho de vocês e tenho certeza que a cidade de Manaus viverá dias melhores”, completou a vereadora Socorro Sampaio (PP).

Por sua vez, o líder do Governo, vereador Elias Emanuel, destacou que a homenagem é oportuna e justa. “A PM que tem 178 anos de história no Amazonas merece o nosso respeito. Acredito na Polícia de amanhã que tem o dever de ser melhor que hoje”, disse Elias Emanuel.

Reportagem,Valdete Araújo – DIRCOM/CMM

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto: Tiago Corrêa/CMM