50% da população jovem do Brasil pratica atividade física

23/04/2015 00:37

Foto_Portal Gazeta Do Amazonas

No Brasil, 50% dos adultos jovens vivem  praticando algum tipo de atividade física. É o que revela a pesquisa Vigitel 2014 – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, realizada pelo Ministério da Saúde. O hábito de exercitar o corpo está mais presente em 62% dos jovens do sexo masculino, já entre as mulheres esse percentual é de 35,6%. O economista, Tiago Mendes, de 27 anos, por exemplo, diz que há 13 anos pratica atividade física:

“Já foram diversas, mas hoje em dia só academia mesmo. Me sinto bem melhor quando faço atividade que, se eu ficar sem fazer, meu padrão de vida cai muito. Isso reflete na saúde, reflete no bem estar, reflete na questão de ansiedade também.”

A diretora de Vigilância e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, destaca que jovens que praticam atividade física previnem o surgimento de várias doenças no futuro:

Desde a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, as doenças cardíacas, o câncer. Também tem todo um benefício no sentido do crescimento, inclusive, pra adolescentes e pra adultos jovens que ainda estão em fase de crescimento é fundamental pra fortalecer a musculatura; e desenvolver de uma forma mais ativa. Traz inúmeros benefícios também pra saúde mental, é importante também no convívio com outros jovens, com outros adolescentes nessa faixa etária.”

O Ministério da Saúde incentiva a prática de atividade física pela população brasileira. Uma das ações desenvolvidas é o Programa Academia da Saúde que, atualmente, conta com 1.568 polos com equipamentos e profissionais qualificados em várias partes do Brasil.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto: Divulgação