JUBILEU DE OURO: Faculdade de Medicina da Ufam receberá a Medalha do Mérito Ruy Araújo

27/08/2015 12:09

19_VICENTE LOPES_MEDALHA_FACULDADEMANAUS – Para comemorar os 50 anos de instalação da faculdade de medicina da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), uma grande comemoração está programada para os dias 2, 3 e 4 de dezembro deste ano.  O curso, criado em 4 de dezembro de 1965, já formou quatro mil médicos, que ocupam todos os espaços no Amazonas e funcionou como “sementeira” para as faculdades de medicina surgidas nos últimos tempos.

E também de outros hospitais, como a Fundação de Medicina Tropical, a Fundação Hemoam e o Alfredo da Matta. Atualmente, cerca de 100 médicos são formados pela Ufam, a cada ano. Junto com a Universidade Nilton Lins e a UEA (Universidade do Estado do Amazonas), 300 médicos são colocados no mercado, anualmente.

“Antes de 1965, os amazonenses não tinham como estudar medicina aqui em Manaus. Eles iam para Belém, Salvador ou Rio de Janeiro, onde havia faculdade.  Durante esses 50 anos, formamos quatro mil médicos para todo o interior e esses pioneiros ocupam todos os espaços e especialidades. Isso para não dizer que os grandes hospitais da capital do Amazonas são todos ‘filhos’, originados de uma sementeira que foi a Ufam”, afirma o professor Dirceu Benedicto Ferreira, diretor da Faculdade de Medicina e presidente da comissão organizadora do evento comemorativo.

No dia 2 de dezembro, o diretor, em nome da Faculdade de Medicina da Ufam, receberá a Medalha do Mérito Ruy Araújo, por solicitação do deputado Vicente Lopes (PMDB). “A Medalha do Mérito Ruy Araújo é a principal comenda do poder legislativo estadual e esse é o reconhecimento público à importância da Faculdade de Medicina da Ufam, nesses 50 anos. Queremos deixar esse registro para a toda sociedade”, explica Vicente Lopes, médico formado pela Ufam.  “É importante que a sociedade saiba da importância do curso de medicina no Amazonas”.

De acordo com a programação, a Medalha Ruy Araújo será entregue em sessão solene no dia 2 de dezembro, às 11h, no plenário da Assembleia Legislativa. Como parte da programação do Jubileu de Ouro, haverá palestras, homenagens, condecorações, mostra de atividades, relatos de experiência, apresentações musicais, placas comemorativas e até sorteio de brindes (todas essas atividades serão realizadas na própria Faculdade de Medicina).

Com informações e fotos Elizabeth Menezes /Assessoria de Imprensa – Deputado Estadual Vicente Lopes.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )