Aleam realizará Sessão em homenagem aos 65 anos do Inpa

10/08/2019 08:15

MANAUS – A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizará no próximo dia 12 de agosto, às 10h, no Plenário Ruy Araújo, uma Sessão Especial em homenagem aos 65 anos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). A propositura é de autoria do presidente do Parlamento Estadual, deputado Josué Neto.

O Instituto foi criado com a finalidade de realizar estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica para promover o bem estar humano e o desenvolvimento socioeconômico regional. Os primeiros anos do Inpa foram caracterizados por pesquisas, levantamentos e inventários de fauna e de flora. Hoje, o desafio é expandir de forma sustentável o uso dos recursos naturais da Amazônia.

“Hoje o Instituto é referência mundial em Biologia Tropical. Ao longo desse tempo ele tem a responsabilidade de produzir conhecimento, estabelecendo um compromisso com o desenvolvimento sustentável, a defesa do meio ambiente e de seus ecossistemas, expandindo os estudos sobre a biodiversidade, sociodiversidade, recursos florestais e hídricos. Diante de tudo isso, é primordial que a instituição seja devidamente reconhecida”, disse Josué.

Uma das finalidades do Inpa é a realização de estudos e pesquisas científicas e tecnológicas voltadas ao desenvolvimento da região, contribuindo com informações relevantes sobre os ecossistemas regionais, particularmente quanto à origem, preservação e uso sustentável da biodiversidade.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas)

Foto: Joel Arthus