Inpa abre inscrições de concurso cultural para escolha do novo lema

26/09/2015 13:13

 

Depois de quase uma década utilizando “Inpa – Orgulho da Amazônia”, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) lança Concurso Cultural para escolha do novo lema oficial da instituição. Os interessados podem se inscrever até 15 de outubro.

Para o diretor do Inpa, Luiz Renato de França, mais do que a simbólica representação da identidade, o lema de uma instituição retrata o momento em que a organização está inserida. Ainda, segundo França, desde a criação do Inpa, em 1952, pelo então Presidente da República Getúlio Vargas e com os objetivos de defender e desenvolver a Amazônia, o Instituto já nasceu intrinsecamente “grande e protagonista”.

“Protagonismo este que tem sido exercido com naturalidade, colocando o instituto como uma das referências mundiais em biologia tropical”, explica França. “Em seu dinamismo e complexidade amazônicos e em tempos de céleres mudanças em nosso planeta, julgamos ser esta uma excelente oportunidade para se escolher um novo lema para o Inpa”, completa o diretor.

Podem participar do concurso todos os servidores, detentores de cargos em comissão, bolsistas, estagiários e alunos de Pós-Graduação, todos aqueles que possuem identificação funcional ou um crachá do Inpa. Cada candidato poderá participar com apenas uma proposta.

“A nossa ideia é que as pessoas com mais afinidade, que conhecem por dentro a natureza da instituição escrevam o novo lema do Inpa”, diz o presidente da comissão do concurso, o coordenador de Extensão do Instituto, o pesquisador Carlos Bueno.

FrenteINPAEduardoGomesAscom

Conforme o regulamento do concurso, o participante assume integralmente a autoria da frase, assegurando para todos os efeitos legais a inexistência de plágio. A comissão julgadora escolherá as três melhores propostas levando em consideração cinco itens: ser inédita e original; ter clareza e concisão de comunicação; conteúdo e criatividade; qualidade técnica e científica; e adequação aos fins, objetivos e missão do Inpa.

A frase selecionada será adotada como material de divulgação e promoção institucional em diversas campanhas de comunicação. O vencedor do concurso receberá um certificado e um ukulelê, instrumento musical produzido pelos estudantes de Manacapuru no âmbito do projeto INCT/Inpa – Madeiras da Amazônia.

O resultado final do concurso será divulgado, na íntegra, no site do Inpa. O prêmio e o certificado serão entregues em data a ser definida pela Diretoria.

Inscrições

Os interessados devem entregar suas propostas acompanhadas da ficha de inscrição – devidamente preenchida e assinada juntamente com a proposta do lema – e o termo de cessão de direitos autorais, em envelope lacrado, até às 18h do dia 15 de outubro, na Assessoria de Comunicação do Inpa, prédio da Diretoria (Campus I). A inscrição é gratuita.

Esses documentos estão contidos na Ficha de Inscrição disponível no Anexo II da Portaria nº 206/2015. A referida Portaria institui a Comissão Organizadora do Concurso e traz no Anexo I o Regulamento do certame. Veja também a PO. nº 238/2015.

Reportagem, Cimone Barros – Ascom/Inpa

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas

Foto: Eduardo Gomes – Acervo/Inpa