Provas do Enem 2015 ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro

16/05/2015 13:24

Enem-2015-desempenho-01As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro. As inscrições serão feitas pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre às 10h do dia 25 deste mês e 23h59 do dia 5 de junho, horários de Brasília. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC).

Os candidatos isentos de taxa de inscrição que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício para a próxima edição. Segundo o MEC, o objetivo da iniciativa é diminuir os índices de abstenção. Na edição do ano passado, 28% dos candidatos não compareceram ao exame. Outra mudança para este ano é relativa ao preço que os candidatos vão ter que pagar: passou de R$ 35 para R$ 63. O pagamento deve ser feito até às onze e cinquenta e nove da noite, do dia 10 de junho. A confirmação das inscrições será feita apenas pela página do Enem na internet.

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos, o ProUni. Além disso, a participação na prova é requisito para receber o benefício do Fies, participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sisutec.

Com informações do Ministério da Educação

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )
Foto: Divulgação