Conselho Regional de Educação Física faz ação de orientação e autua 7 academias no interior do Amazonas

18/05/2015 18:37

IMG_1328Sete academias de musculação foram autuadas por irregularidades na ação de orientação e fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8), semana passada, nos municípios de Silves, Itapiranga, Itacoatiara e Rio Preto da Eva.

Coordenada pelos agentes do CREF8, Antônio Figueiredo e João Granjeiro, a ação teve o objetivo de visitar os municípios do interior do Amazonas para divulgar o trabalho do Conselho, conscientizar e orientar a população sobre os riscos do consumo de esteróides anabolizantes e, da atividade física sem orientação.

Em Silves, o trabalho de conscientização foi focado nas escolas das redes municipal e estadual de ensino. Material didático, informativos e cartazes foram distribuídos para os alunos, gestores e professores de educação física.

Em Itacoatiara, seis academias foram inspecionadas e apenas uma estava regularizada. Nas outras cinco, além da ausência de registro no CREF8, foi constatada a falta de profissionais formados em Educação Física e habilitados para exercer a profissão. Os estabelecimentos e um profissional sem registro foram autuados.

Os agentes também realizaram palestra nas unidades da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) para conscientizar os acadêmicos de educação física sobre a importância de ser registrado no sistema Conselhos Federal e Regionais de Educação Física (CONFEF/CREFs).

No município de Itapiranga, a equipe de fiscalização autuou uma academia por falta de profissional habilitado e de registro no conselho. Já na única academia autuada em Rio Preto da Eva, os clientes contavam com a orientação de um profissional formado e habilitado, porém o estabelecimento não possuía o registro obrigatório.

“É importante salientar que esta campanha é focada na orientação. Em cada município visitado, fomos nas escolas, conversamos com a população e deixamos material impresso com informações sobre o CREF8 e temas que envolvem atividade física. No caso das academias, orientamos os proprietários e demos prazos para que eles possam se regularizar e oferecer um serviço seguro a população em geral”, afirmou o agente Antônio Figueiredo.

Ainda de acordo com Figueiredo, a equipe fará, nos próximos dias, a mesma ação nos municípios de Tefé, Coari, Codajás, Manacapuru, Novo Airão, Iranduba, Autazes, Parintins, Barreirinha, Maués e Tabatinga.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto: Divulgação