Audiência Pública discutirá conflitos agrários em Novo Airão e Manacapuru, no AM

17/02/2018 10:03

Com o objetivo de debater conflitos agrários, envolvendo famílias e produtores rurais que foram atingidas pela reintegração de posse das terras em favor da Fazenda Exata, nos ramais dos municípios de Novo Airão e Manacapuru, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) em conjunto com o deputado José Ricardo (PT) e a Defensoria Pública do Estado (DPE), realizarão Audiência Pública na próxima segunda-feira (19), às 11h, no plenário Ruy Araújo da Aleam.

De acordo com a CPT, mais de 1.500 pessoas foram expulsas de suas casas sob a alegação de que o terreno pertence à empresa agropecuária “Fazenda Exata Ltda”. Essas pessoas são produtores rurais que viviam há anos nessas terras que estão localizadas nas proximidades do quilômetro 70 da Estrada Manoel Urbano (AM-070).

Para o deputado José Ricardo, o Governo do Estado não prioriza política fundiária no Amazonas, a fim de diminuir essa violência e até de evitar mortes. “Precisamos evitar toda e qualquer tipo de violência, nesse caso, violência devido a conflitos de terra. Temos um exemplo recente, que foi da Dora Priantes. Ela esteve nesta Casa pedindo ajuda do poder público por conta das ameaças de morte que vinha sofrendo. Mesmo com 18 Boletins de Ocorrência na polícia, ninguém tomou providência para salvaguardar sua vida”, afirmou o parlamentar lembrado que a CPT computou 66 conflitos agrários no Estado, atingindo cerca de 11,8 mil famílias nos municípios de Boca do Acre, Presidente Figueiredo, Autazes, Iranduba, Manaus, Canutama, Itacoatiara, Lábrea, Atalaia do Norte, Careiro da Várzea, Manacapuru, Manicoré e Parintins.

A audiência contará com presença confirmada do prefeito do município de Manacapuru, Beto D’Angêlo (Pros), do ouvidor agrário nacional, além das famílias atingidas e das instituições que atuam na área.

SUGESTÃO DE PAUTA 

O que: Audiência Pública sobre conflitos agrários, envolvendo famílias e produtores rurais que foram atingidas pela reintegração de posse das terras em favor da Fazenda Exata

Quando: segunda-feira (19/2)

Hora: 11h

Onde: Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam)

Endereço: Av. Mário Ypiranga (antiga Recife), n° 3950 – Parque Dez.

Com informações: Assessoria de Comunicação do Deputado José Ricardo (PT)

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto: Divulgação