Comissão de C&T da Aleam terá mais interação com as universidades públicas em 2018

02/01/2018 17:32

A Comissão de Ciência & Tecnologia, presidida pelo deputado estadual Serafim Corrêa (PSD), manteve como foco principal no ano de 2017, o trabalho de articulação e resgate das condições da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Esse objetivo, segundo Serafim, foi alcançado pela revogação do Artigo 6° da Lei 3022/2005 que permitiu que recursos da UEA fossem destinados exclusivamente para a Universidade.

Para o deputado Serafim Corrêa esse foi o grande feito alcançado pela Comissão de Ciência & Tecnologia, pois com a revogação do Artigo 6°, a lei que dividia recursos da Universidade do Estado do Amazonas com outros setores da gestão pública do Estado foi revogada. “Com isso, a partir da publicação, os recursos serão aplicados exclusivamente na Universidade do Estado do Amazonas”, explicou.

O artigo 6º da lei 3022/2005, permitia que todo superávit orçamentário da UEA fosse aplicado em educação, saúde, infraestrutura básica, econômica e social.

De acordo com o deputado Serafim, em 2018, a Comissão de Ciência & Tecnologia vai procurar interagir mais entre as três Universidades Públicas existentes no Estado que são: a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Instituto Federal do Amazonas do (Ifam).

Para isso, revelou Serafim Corrêa, “já estamos providenciando a realização de uma Audiência Pública no mês de março de 2018 envolvendo essas três instituições para uma discussão ampla de temas importantes que venham somar esforços nessa interação em benefício da população do Estado”.
Serafim explicou ainda que o tema Ciência & Tecnologia é transversal, ou seja, ele passa por todas as questões vigentes no Estado. “Este ano foi muito conturbado, com eleições fora de época, fator esse que não permitiu que a Comissão de Ciência & Tecnologia tivesse uma atuação mais ampla em termos de desempenhar um papel de mais ação, mas isso vai mudar no ano que vem (2018)”, observou.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas)

Foto: Arquivo/Deputado Estadual Serafim Corrêa