De 10 cachorros apenas 4 sobrevivem após serem trancafiados em casa no Núcleo da 15 em Manaus

11/08/2018 10:40
Protetores de animais escoltados pela polícia militar do 27º  Companhia Interativa Comunitária (CICOM) adentraram uma casa abandonada Núcleo 15, Cidade Nova, zona Norte de Manaus, na manhã de quarta- feira (08/08).  Quatro cachorros foram encontrados em estado grave de inanição. De acordo com os protetores, os animais não tinham água e comida, além disso, no local havia carcaças de outros animais. A denúncia  foi feita por meio das redes sociais,informando que haviam 10 animais . Os cachorros foram levados para consulta veterinária onde passarão por exames e procedimentos.
Segundo a denunciante, a dona  da casa se mudou prometendo que iria levar os animais até um canil. Havia uma cadela com cinco filhotes, e mais quatro cachorros adultos um deles da raça pit bull.  Depois de mais de um mês e apenas três visitas durante esse período ela pediu ajuda a vereadora Joana D’arc protetora dos animais para resgatar os cachorros restantes.
A vereadora publicou em seu instagram vários stores mostrando a situação da casa. “Essa semana já é o terceiro chamado que recebo desse tipo nas minhas redes sociais. É mais uma denúncia onde donos pegam animais para maltratar. São pessoas acumuladoras de objetos e animais. Eles abandonam e os matem trancafiados”, filmou a vereadora.
Os PMs  Tenente  Sato e Sargento  João Paulo estavam no local acompanhando a equipe. ” O que vimos foi deplorável. Fezes pela casa toda, vestígios  de animais mortos espalhados dentro e fora da casa. Os que estavam vivos, não tinham água , comida e estavam muito magros”, explicou o Tenente Sato que informou que vizinhos viram um homem no dia anterior levar o cachorro Pitt Bull.
De acordo com D’arc, o maior problema do resgate dos animais é o depois. Protetores da causa estão lotados e o poder público não oferece serviço de amparo. “É um trabalho árduo, porque nós protetores fazemos o que o poder público deveria fazer. Não temos canil público, não tem centro de bem estar animal, atendimento gratuito para animais porque o CCZ está fechado, nem lugar abrigar cães depois de pós-operatório.” Explicou.
Os quatro cachorros foram  levados a uma clínica e receberão todos os cuidados. Após tratamento será realizada campanha de adoção responsável. Além disso, o Boletim de Ocorrência foi registrado para achar os responsáveis. De acordo com ao Art. 32 Lei Federal 9605/98 o abandono de animais é crime
 
Como Denunciar
Em Manaus, denúncias devem ser realizadas pessoalmente da Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA), na rua Mozart Guaranieri, conjunto Shangrilá, bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul .Para registrar o Boletim de Ocorrência é preciso ter me mãos fotos, vídeos e qualquer outro tipo de documentação que comprove maus-tratos.
A vereadora que também é advogada especialista em meio ambiente e proteção animal explica que nesses casos é possível um cidadão comum fazer o resgate. ” Quando um crime desse tipo ocorre é caracterizado como flagrante delito. A pessoa pode entrar na casa imediatamente com a presença de três testemunhas, gravar e tiras fotos da ação e apresentar imediatamente a uma autoridade policial o que foi feito”.
Mais informações a DEMA disponibiliza o Whatsapp (92) 99962-2340

 

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas

Fotos: Matheus Ponce