Deputado Adjuto Afonso reafirma compromisso com a Calha do Purus, no AM

26/01/2018 20:49

O deputado Adjuto Afonso (PDT) participou de várias ações pela Calha do Purus no último final de semana, onde tratou de assuntos pertinentes à região. Em agenda por Boca do Acre e Pauini, o parlamentar reuniu com autoridades locais, pescadores, participou do lançamento de projetos, conferiu andamento de obras públicas e, ainda, visitou comunidades rurais.

Em Boca do Acre, o deputado retomou um assunto já encaminhado por ele no âmbito parlamentar. Adjuto reuniu com autoridades locais para falar sobre o “Pacto de Saúde” entre o Amazonas e o Acre. “Tive a oportunidade de reunir com o prefeito Zeca e seu vice, Carlinhos, vereadores da base, com o Secretário de Saúde, Manoel Barbosa, e representantes da Secretaria de Saúde do Acre, em que discutimos a situação do pacto entre os Estados do Amazonas e Acre, que vai regularizar os atendimentos na área da saúde naquela região. A Secretaria de Saúde do Acre vem prestar serviço em Boca do Acre, graças a Deus eles fazem isso, mas se não houver esse pacto, amanhã eles podem, inclusive, serem punidos pelo Tribunal de Contas ou mesmo o Ministério da Saúde”, disse Adjuto.

O parlamentar também reuniu com pescadores do município para ouvir as principais demandas do setor. “Reuni com pescadores, a convite do presidente da Colônia, o Prego, em que tratamos da necessidade de reforma da fábrica de gelo, assunto que irei conversar com o governador Amazonino, que vem direcionando esforços para impulsionar a economia no interior. Fiquei feliz em saber que Boca do Acre saiu da inadimplência e vai começar a colher os frutos dessa conquista”, explicou Adjuto.
Em Pauini, Adjuto Afonso conversou com vereadores, moveleiros e pescadores da colônia, e visitou o programa Minha Casa Minha Vida, que contempla o município. No local, o parlamentar constatou que a obra está paralisada e confirmou que irá intervir junto à Secretaria de Estado de Habitação (Suhab) para concluir os trabalhos. Adjuto Afonso trouxe também demandas do hospital público para serem resolvidas na capital.

O deputado constatou, ainda, que o sistema viário do município está precisando de melhorias urgentes, bem como a pista de pouso, que está impossibilitada para uso. “Nosso trabalho enquanto representante da sociedade que nos elegeu é procurar saber de perto as principais necessidades da população, para que possamos sugerir ao governo políticas públicas que possam ser mais eficazes. O governador Amazonino Mendes vem observando e abrindo espaço para o diálogo, no intuito de fazer o melhor para o Estado”.

O deputado percorreu o rio Purus, subindo de Pauini e retornando a Boca do Acre, oportunidade em que visitou também comunidades rurais de Pauini e detectou a precariedade do município, além da falta de aula nas escolas rurais, fato que será discutido com autoridades também na capital.

Na comunidade Santo Elias, o parlamentar se deparou com um grupo gerador de energia, fruto de gestão anterior do então governador Amazonino Mendes, que viabiliza energia a áreas distantes, bem antes do Programa Luz Para Todos. “As pessoas lembram dessas ações do Terceiro Ciclo, que contribuíram para tirar as comunidades rurais do isolamento. Nessa comunidade esse grupo gerador fornece luz para 20 famílias há mais de 20 anos. Estamos no caminho para retomar esses projetos”, reiterou o parlamentar.

No retorno a Boca do Acre, o deputado Adjuto Afonso participou do lançamento do Projeto “Marcando Gol Para Cidadania”, ao lado do prefeito Zeca, do vice Carlinhos e dos vereadores Andricio Castro, Louro da Vivi e Ritsu Calacina, que apoiam a iniciativa. O projeto, que reune 150 jovens e adolescentes, foi idealizado pelo ex-jogador Lotinha, que jogou em times do Rio de Janeiro. “Apoio essas iniciativas por entender da necessidade de alternativas para nossa população, principalmente os adolescentes”, finalizou Adjuto Afonso.

Com informações e foto: Assessoria do Deputado Estadual Adjuto Afonso.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas

Tags: