Em Manaus, Manauara Shopping doa ferramentas e insumos orgânicos produzidos no próprio shopping

08/11/2018 19:10

Funcionando há pouco mais de oito meses, o Projeto Renove Manauara Sustentável, promovido pelo Manauara Shopping, um empreendimento Sonae Sierra Brasil, já beneficiou diretamente dez escolas da rede pública de ensino, que receberam fertilizantes orgânicos produzidos na usina de compostagem do centro de compras e ferramentas para a produção de hortas dentro do ambiente escolar.

Todos os insumos são produzidos na usina de compostagem no próprio centro de compras, que é mantida com os resíduos orgânicos (como restos de alimentos) coletados na praça de alimentação do shopping.

“As sobras de alimentos são transformados em adubo para a manutenção da nossa horta, que funciona no estacionamento G8. Além de dar um aproveitamento ambientalmente melhor para os resíduos coletados do shopping diariamente, estamos levando este benefício aos estudantes da rede pública de ensino, com a finalidade de colaborar na cultura alimentar e nutricional dos escolares de ensino fundamental, com o entendimento de que é possível promover a educação integral dos alunos, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentávelalém de poderem utilizar o alimento produzido na merenda escolar”, afirmou o superintendente do Manauara Shopping, Fábio Deganutti.

As escolas beneficiadas pelo projeto foram Violeta de Mattos,  Jorge Amado,  Carmem Haggae,  Dulcinildes, Zenir Pinto,  João Paulo 2, Maria Emilia,  Francisco Nunes e Alvaro Valle.

A usina de compostagem permite que o fertilizante orgânico esteja pronto em apenas uma hora, reduzindo em 70% o volume dos resíduos orgânicos coletados no centro de compras. Em oito meses, já foram compostados cerca de 50 toneladas de resíduos orgânicos, usados na horta e no jardim do centro comercial. Dentre as hortaliças colhidas no local estão couve, alface, coentro, tomate e pimenta.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas)

Fotos: Divulgação