Grupo Simões é patrocinador do 1º Meeting Direito Médico, que acontece em Fevereiro, em Manaus

24/01/2018 14:28

Por Olívia de Almeida

Nos dias 2 e 3 de fevereiro, a capital amazonense receberá o 1º Meeting de Direito Médico, promovido pela Instituição Nirvana Educa promotora de cursos e palestras na área do Direito Médico. O encontro irá reunir no Hotel Caesar Business, localizado na Avenida Darcy Vargas, 654, Chapada​, especialistas da área de saúde nacionais e internacionais. O evento, que conta com patrocínio do Grupo Simões, promete abordar temas relacionados a Consentimento Informado e Esclarecido, Direitos do Paciente, incluindo a Recusa de Tratamento, Testamento Vital, dentre outros, com direcionamento voltado aos players da área da saúde, compreendendo os profissionais, clínicas, hospitais e operadoras de saúde.

De acordo com a organizadora do evento, Nirvana Fonseca, o tema é essencial já que a relação profissional da saúde-paciente mudou, tornando-se fundamental a conscientização do setor da saúde sobre os riscos das atividades exercidas e sobre a responsabilidade pessoal de cada profissional envolvido em seus atendimentos, sempre objetivando evitar ou mitigar riscos e prejuízos para a instituição e para os pacientes.

O evento também tratará termos novos, entre eles, a “Slow Medicine” (Medicina Sem Pressa), movimento que busca a adoção de uma medicina mais humanizada, baseada no diálogo e na decisão compartilhada que destaca não apenas o enfermo, mas seus princípios e valores. E, ainda,  o “Choosing Wisely”, que poderia ser traduzido como “usando de sabedoria nas escolhas” ou “escolhendo sabiamente”, que é uma reflexão sobre as escolhas e atitudes dos profissionais com foco no princípio do menos é mais, tudo visando o benefício do paciente.

Entre os especialistas que estarão no evento encontram-se André Gonçalo Dias Pereira, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – Portugal, presidente do Centro de Direito Biomédico e Conselheiro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida de Portugal;  Ana Elisabete Ferreira e Dias Pereira, advogada na Liga Portuguesa Contra o Câncer e investigadora do Centro de Direito Biomédico  da Universidade de Coimbra (Portugal); José Carlos Aquino de Campos Velho, médico geriatra e um dos idealizadores do Movimento Slow Medicine; Guilherme Brauner Barcellos, médico pioneiro na América Latina em Medicina Hospitalar e representante da Choosing Wisely no Brasil; e Régis Rodrigues Vieira, médico e preceptor na Faculdade de Medicina de Petrópolis, membro do Centro  Afiliado Cochrane, no Rio de Janeiro, e membro do grupo Slow Medicine.

Também são presenças confirmadas no evento: Luciana Dadalto, advogada e pesquisadora do Testamento Vital; Felipe Augusto Fonseca Vianna, mestrando em Justiça Criminal pela Califórnia Coast University, especialista em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e analista jurídico do Ministério Público do Amazonas (MPE/AM); Rafael Albuquerque Gomes de Oliveira, Procurador Geral do Município de Manaus, Graduado em Direito pela UFAM. Especialista em Direito Processual Civil. Mestrando em Direito Público pela FGV/SP , Kelly Rodrigues – Sócia-Diretora de Patient Centricity Consulting – Experiência do Paciente e Humberto Cordella Netto, especialista em Direito Tributário pela GV-Law da FGV (2007) e em Direito Médico e Hospitalar pela Escola Paulista de Direito (2009). Atua em diversos processos judiciais, envolvendo cirurgia plástica.

Nirvana adianta que o 1º Meeting Direito Médico contará com uma sala temática destinada a cirurgiões plásticos. “No espaço serão discutidos os aspectos da responsabilidade objetiva e como o judiciário enfrenta a questão da obrigação de resultado”, informou a organizadora, que irá lançar, durante o evento, o livro “Prevenir, Tratar, Curar e Salvar Vidas Se Esse é o Seu Papel Ele Será o Nosso Também”.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas

Foto:Divulgação