Mais de 300 mil estudantes da rede pública estadual do Amazonas farão provas da Obmep neste ano

06/04/2018 10:46

Uma média de 335 mil alunos da rede pública estadual do Amazonas está inscrita na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) deste ano. São estudantes matriculados em 461 unidades de ensino da capital e do interior do estado, o que representa mais da metade do total de escolas da rede.

O levantamento foi feito pela Gerência de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC). A quantidade oficial de inscritos ainda será divulgada pela comissão organizadora da competição.

Em sua 14ª edição, a Obmep é realizada pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e é direcionada aos estudantes matriculados no 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas da rede estadual, municipal, federal e privada de ensino.

A competição educativa tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que o maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; promover a difusão da cultura matemática; dentre outros.

Medalhistas

Nos últimos dois anos, o número de medalhas conquistadas por alunos da rede pública estadual tem aumentado, bem como o incentivo da SEDUC desde o processo de inscrição até a preparação dos estudantes para as avaliações.

Em 2017, foram 92 medalhas conquistadas na competição, sendo 5 de ouro, 8 de prata e 79 de bronze, além de 378 menções honrosas.

No ano de 2016, os alunos conseguiram 73 medalhas, sendo 3 de ouro, 14 de prata e 56 medalhas de bronze, além de 510 menções honrosas.

Etapas – A Obmep será realizada em duas etapas. A primeira consistirá na aplicação de uma prova objetiva (de múltipla escolha), a todos os inscritos. A prova será composta por 20 questões e acontecerá nas próprias escolas dos estudantes inscritos. A etapa está prevista para o dia 5 de junho.

Já a segunda fase está prevista para o dia 15 de setembro, com provas discursivas aos alunos selecionados. A prova terá seis questões e será realizada em locais designados na página da Obmep.

Premiação – Serão premiados alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação pelos melhores desempenhos na competição.

Serão concedidas aos alunos 75 medalhas de ouro, 225 medalhas de prata, 675 medalhas de bronze, e até 5.700 certificados de menção honrosa.

* Com informações da Seduc-AM

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas

Foto: Divulgação