Microcrédito gera empregos com fomento da economia em Presidente Figueiredo,no AM

24/04/2018 09:01

Alternativa ao desemprego, oportunidade de ampliar o pequeno negócio, dinheiro circulando na economia. A ação de liberação de crédito realizada na segunda-feira, 23 de abril, pelo Governo do Amazonas, por intermédio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam) beneficiou 65 empreendedores da “Terra das Cachoeiras”, como é conhecido o município de Presidente Figueiredo.

A Ação, que somou R$ 263 mil em microcrédito, é parte da política do Estado, de intensificar suas ações no interior, com foco no desenvolvimento, na geração de emprego e renda. Além da sede em Manaus, a Agência de Fomento alcança todo o interior amazonense, com ações itinerantes por calha de rio, além de postos fixos, que neste ano estarão presentes em novas cidades.

“Eu estava desempregada, era técnica em segurança do trabalho, perdi o emprego e fiquei sem renda. Então, tive a ideia de revender jóias. Com esse financiamento da Afeam, vou poder comprar mercadoria à vista e melhorar muito essa atividade que estou começando e com a qual estou me sustentando”, comemorou Francisca Martins.

Outro empreendedor que é só alegria é Valdney Brandão Malveira. Ele e a esposa mantêm uma doceria na sede de Presidente Figueiredo, e com o crédito liberado, vão melhorar o empreendimento. “Com o recurso aprovado, vamos comprar equipamentos, balcões, mesas para atender melhor os clientes. Em todos os casos, do início à liberação do crédito, o processo foi simples e levou poucas semanas”, destaca Malveira.

Parceria – O vice-prefeito de Presidente Figueiredo, Mário Abrahão, ressaltou a parceria com a nova diretoria da Afeam na oferta de crédito no município e para que a Instituição tenha um posto de atendimento na cidade. “O recurso marca o começo de uma nova parceria em que todos ganham. A instalação de um posto na cidade é uma demanda antiga nossa, que só contribui para o desenvolvimento do município”.

O secretário de Agricultura, Ricardo Matos, falou da importância da Afeam mais atuante no interior para atender especialmente o produtor rural. “O posto da Agência de Fomento aqui vai facilitar o acesso do agricultor ao crédito”. “Esse investimento, que a Prefeitura não está medindo esforços para concretizar, é um grande avanço para nossa cidade”, complementa o secretário de Governo, Virgílio Mendonça.

Agronegócios e novo posto – No próximo fim de semana acontece a 28ª Festa do Cupuaçu, e como parte das festividades também ocorre a 22ª edição da Feira de Agronegócios de Presidente Figueiredo. E foi pensando no fomento de negócios que a Afeam antecipou a liberação do microcrédito, inicialmente prevista para o início de maio.

Na Feira, a Afeam também estará presente, com estande e técnicos divulgando as linhas de financiamento da Instituição. E no mesmo dia de abertura da Festa do Cupuaçu, a Afeam inaugurará mais um posto, o sexto no interior do Estado. No planejamento da nova diretoria, novos postos nas principais regiões serão implementados para atender os empreendedores durante todo o ano.

 

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto: Reprodução da Internet