Obras de pavimentação chegam no bairro Senador Esteves em Maués, no AM

03/07/2018 18:09

As obras de asfaltamento avançam nas ruas da cidade de Maués (distante 268 quilômetros de Manaus), no bairro Senador José Esteves. Há mais de 15 anos a cidade não recebia obras no sistema viário. “Os trabalhos começaram no último dia 14 de junho e estamos priorizando a recuperação das áreas mais críticas. Devemos concluir as obras e recuperar o tempo perdido ainda neste verão”, diz o prefeito de Maués, Júnior Leite.

Após o início dos trabalhos, realizados pelo Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), em parceria com a Prefeitura de Maués, na Avenida Antártica, no bairro Santa Luzia, chegou a vez da rua Gavião Real, no Senador José Esteves. No local, são realizadas recapeamento asfáltico e restauração de meio fio. Ao total, estão sendo recuperadas 136 ruas em 11 bairros da sede do município.

O mecânico Edson Dantas, morador do bairro e residente na rua, recebeu com satisfação as obras. “Estou achando legal, porque aqui era muito feio”, opinou. “Fico feliz, pois o primeiro a ser contemplado com asfalto [na rua] fui eu!”, comemorou com bom humor.

Um canteiro de obras foi montado no município com uma usina do tipo Ticell, com capacidade para produção de 80 mil toneladas de material asfáltico, que corresponde a uma média de 2,5 quilômetros a 3 quilômetros de asfalto por dia, para dar celeridade às obras durante o verão amazônico.

E um total de 60 pessoas estão envolvidas diretamente nos trabalhos que estão divididos em etapas correspondentes aos bairros de Maués. A grande maioria da mão de obra é local, selecionada via Balcão de Emprego, um programa da Prefeitura de Maués.

Ponto turístico

A primeira via a ser contemplada com as obras de recuperação viária foi a Avenida Antártica, situada no bairro Maresia. O local, que é o principal ponto turístico da cidade porque compreende a orla do rio Maués-Açu, recebeu terraplanagem, drenagem e remoção mecanizada de pavimento para recebimento de um novo asfalto.

Sobre Maués

Maués, a chamada Terra do Guaraná, está situada na calha do Baixo Amazonas, no extremo Leste do estado, e conta, atualmente, com 61.110 habitantes, de acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). O município tem na produção do guaraná o principal suporte de sua economia.

Maués também está sendo beneficiada com obras do ProsaiMaués, sob responsabilidade do Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM). A cidade conta com belas praias e intensa atividade cultural, tendo como destaque o Festival de Verão.

 

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas

Foto:

Tags: