SEDUC mobiliza escolas da rede estadual para participação na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente deste ano

08/02/2018 14:23

A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), por meio da Coordenação de Educação Ambiental, está mobilizando as escolas da rede pública estadual para a participação na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, cuja etapa nacional está prevista para acontecer no mês de junho deste ano.

Esta semana, a mobilização foi realizada na sede da Coordenadoria Distrital de Educação 7, no bairro Colônia Terra Nova,  zona norte de Manaus. Na ocasião, a coordenadora estadual da Conferência no Amazonas e também coordenadora de Educação Ambiental da SEDUC, Telma Prado, ministrou uma palestra. Marinete Castro, representante do Ministério da Educação (MEC) e responsável pela mobilização da conferência no estado, também participou.

No Amazonas, a SEDUC é responsável por planejar e executar a conferência, juntamente com a Comissão Organizadora Estadual, formada por diversas entidades, tais como: Secretaria Municipal de Educação (Semed); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam); Coletivo Jovem; Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema); Fundação Amazonas Sustentável (FAS); entre outras instituições.

Conferência – De acordo com Telma Prado, a conferência acontecerá em etapas distintas. No período de 1º a 31 de março, será realizada a etapa estadual nas escolas da rede estadual, municipal e privada de ensino, que oferecem a modalidade de 6º ao 9º ano (Ensino Fundamental).

O tema da conferência deste ano, “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas”, será trabalhada em uma abordagem estadual, com a temática “Vamos cuidar do Amazonas, cuidando das águas”.

“As escolas irão criar um plano de ação, que será apresentado para a comunidade escolar e irão eleger um delegado para a etapa estadual. Na estadual, representantes de cada município apresentarão suas propostas de ação e serão eleitos 16 delegados para a etapa nacional. Os próprios alunos irão escolher outros estudantes com melhor postura, criatividade e apresentação”, explicou a coordenadora.

As etapas estadual e nacional da conferência estão previstas, respectivamente, para os meses de maio e junho, sendo que a etapa nacional acontecerá em Brasília.

Telma informou ainda que a participação na conferência ajudará a secretaria a fazer um diagnóstico das ações de educação ambiental nas escolas. “A conferência trabalha o protagonismo juvenil nas escolas. A partir desse protagonismo, a ideia é fortalecer as ações socioambientais. Por meio da conferência, também será possível fazer um diagnóstico das ações de educação ambiental nas nossas escolas”, explicou Prado.

A mobilização das escolas estaduais do interior do estado está prevista para o dia 20 de fevereiro, em uma transmissão via Centro de Mídias de Educação (Cemeam).

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas)

Foto:Divulgação