Sinepe/AM premia melhores do ano e empossa diretoria para o próximo biênio

17/12/2017 12:46

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe/AM) realizou, na noite da última quinta-feira (14), a cerimônia de posse para a diretoria da categoria para o biênio 2018/2019. Na ocasião, o Sinepe/AM premiou os vencedores do VI Concurso de Redação, da 12ª edição dos Jogos das Escolas Particulares do Amazonas (JEPAM) e entregou a Medalha Mérito Educacional, que homenageia os professores das instituições associadas que mais se destacaram, desenvolvendo ações que ajudaram no avanço do setor no Estado.

A eleição do Sinepe/AM, que foi realizada no final de novembro, reelegeu a empresária e professora Elaine Saldanha para o cargo de presidente. Durante o discurso de posse, ela destacou a importância da união das instituições particulares em prol da categoria e reafirmou o compromisso de uma gestão transparente, contribuindo para as discussões da melhoria do ensino e formação de cidadãos e as estratégias para realizarem o sonho de mudança para uma sede própria.

Também tomaram posse os demais membros da diretoria: Veralúcia Serqueira, Gennaro Tesauro, Maria das Graças Barros, Maria Luíza de Brito, Maria Helena Romero, Paulo Sérgio Ribeiro, Firmino Campelo, Meire Terezinha de Oliveira e Flávio Vilhena da Silva.  No Conselho Fiscal do sindicato foram empossados Nelsimar do Perpétuo Socorro Gadelha, Lúcio Flávio da Silva e Lorena Gomes Serqueira.

Concurso de Redação

Com o tema “Os Jovens e o Mercado de Trabalho”, o Concurso de Redação do Sinepe/AM premiou, neste ano, nove estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Cerca de 120 alunos, de 11 instituições associadas ao sindicato, participaram do concurso, que contou com as categorias Conto, Poesia e Dissertação.

Na categoria Poesia foram vencedores em primeiro lugar Maria Luiza Urtiga de Freitas, do Colégio La Salle; em segundo, Ana Carolina de Souza Araujo Oliveira, do Centro Educacional Batista Passo a Passo; e em terceiro, Gabriela Oliveira Leão, do Colégio La Salle.

Na categoria Conto, quem conquistou o primeiro lugar foi Gustavo Cabral Noronha, do Instituto Educacional Professor Denizard Rivail; Em segundo Nicolly Nellyanne Beleza Albuquerque, do Instituto Educacional Professor Denizard Rivail; E, em terceiro, Lindsey da Silva e Silva, do Centro Educacional Batista Passo a Passo.

Já na categoria Dissertação venceram, em primeiro lugar, Lucas de Oliveira Carvalho, da Fundação Matias Machline; em segundo, Gustavo Assi Alencar, do Colégio Martha Falcão; E, em terceiro, Mariana Bezerra Campos, da Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (ADCAM).

Jogos das Escolas Particulares

Durante o evento, a diretoria realizou a premiação dos vencedores do JEPAM, que neste ano reuniu cerca 860 atletas de 29 escolas associadas ao Sinepe/AM. O Colégio La Salle, Colégio Martha Falcão, Escola Evangélica Betel, Instituto Professor Denizard Rivail, Colégio Adalberto Valle, Colégio Connexus, Instituto Batista Ida Nelson, Escola Recanto Senhor e Escola Meu Caminho foram as instituições de ensino premiadas na competição.

O JEPAM serve como seletiva para os Jogos Escolares do Amazonas (JEA’S), nas modalidades futebol, vôlei, futsal, handebol e xadrez. Além dos esportes que serviram como classificação, a competição contou com mais 11 modalidades – Basquetebol,  Queimada, Judô, Dança, Ginástica Ritmica, Jiu-JItsu, Karatê, Tênis de Mesa, Atletismo, Natação e Badminton –, divididas nas categorias Festiva (3 a 8 anos), Mirim (9 a 11 anos), Infantil (12 a 14 anos) e Juvenil (15 a 17 anos).

Medalha Mérito Educacional

A Medalha Mérito Educacional é concedida pelo sindicato desde 2010. De acordo com a presidente, Elaine Saldanha, é uma forma de homenagear os profissionais que vem prestando relevantes serviços à área educacional. “Os homenageados são pessoas que ao longo de suas atuações profissionais contribuíram para o crescimento da educação no Amazonas”, ressaltou.

Na categoria Gestão, a homenageada foi a professora Eliana Vasconcelos Serrão, que atua há mais de 40 anos na área educacional e hoje está à frente na gestão do Instituto Batista Ida Nelson. Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a educadora agradeceu o reconhecimento do Sinepe/AM e destacou a importância dos profissionais da área na formação de pessoas.

Na categoria Projetos Educacionais, o homenageado foi o diretor geral do Grupo Educacional Denizard Rivail, Manoel Serqueira, com o Educandário Espírita Santo Agostinho. As atividades didáticas pedagógicas iniciaram em 1995 e a entidade atende, através da gratuidade de ensino, crianças de baixa renda.

Na categoria Esporte, Cultura e Lazer, o professor Osvaldo Tércio de Santana foi o homenageado deste ano. Ele, que há 10 anos contribui para a cultura do Amazonas, através de Colégio Dom Bosco, realiza ações de esporte e lazer para as crianças que residem no bairro Nova Vitória.

E, na categoria Docência, a homenageada foi a professora Carmem Lúcia Santoro, que é professora e orientadora educacional no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora há mais de 30 anos. “Levo para a minha vida a filosofia de Dom Bosco que é a de formar bons cristãos e honestos cidadãos”, destacou a educadora.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas)
Foto: Divulgação