12º CECUT 2015 aprova Plano de Lutas e elege a nova diretoria da CUT-AM

16 de agosto de 2015 13:40

 

11870865_867273110036367_4707260778820418276_nEnvolvido pelo clima das grandes mobilizações nacionais o 12º Congresso da CUT-AM, realizado de 12 a 14 de agosto, no Centro de Convenções dos Metalúrgicos, Km 27 da AM 010, em Manaus, aprovou o Plano de Lutas e Ações a ser implementado pela nova diretoria.

O sindicalista do SINDMETAL, Valdemir de Souza Santana foi reeleito para o seu quarto mandato e assume a presidência da Central Única dos Trabalhadores do Amazonas (CUT-AM), integrando uma direção de 44 lideranças de diversos segmentos da classe trabalhadora no Amazonas.

Todos assumem seus cargos com o compromisso imediato de reforçar a Pauta da Classe Trabalhadora que destaca o centro das mobilizações convocadas pela CUT Nacional.

11866230_867274216702923_6758068954709442774_n
Valdemir Santana reconduzido por mais três anos, para presidi a CUT-AM. Foto: Edson Chaves

Para Valdemir Santana, a luta contra Plano Levi, entre outros pontos, exigem uma intervenção firme. “Gostaria de destacar a alegria de construir neste congresso uma chapa única que expressa a unidade entre as forças políticas existentes na classe trabalhadora em nosso estado, o compromisso continuar defendendo as bandeiras de luta dos trabalhadores e trabalhadoras”, avalia.

“O sucesso deste congresso só foi possível com o empenho de todos os sindicatos presentes. Vamos reunir forças porque temos que terminar o mandato com um balanço positivo em todos os aspectos. Um dos meus compromissos é continuar honrando nosso passado e protegendo nosso futuro”, finalizou Santana em coro com os presentes. “Viva os trabalhadores e as trabalhadoras. Viva a Central Única dos Trabalhadores”.

Parceria de peso

Na quinta-feira (13) a mesa de apresentação e defesa da chapa única, construída no CECUT-AM 2015, recebeu o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Amazonas- SINDSEP-AM, representado pelo Secretário Geral Walter Matos de Moraes.

Walter Moraes (Secretário Geral do SINDSEP-AM). Foto: Edson Chaves
Walter Moraes (Secretário Geral do SINDSEP-AM). Foto: Edson Chaves

Para Walter Moraes é importante ressaltar a importância de construir uma chapa unitária com a presença de dirigentes de todos os municípios do estado do Amazonas, dos vários segmentos produtivos e que contempla a questão de gênero. “A política econômica do governo federal joga a conta nas costas do povo brasileiro. Ao invés de atacar direitos trabalhistas, cortar investimentos sociais e aumentar os juros, defendemos que o governo ajuste as contas em cima dos mais ricos, com taxação das grandes fortunas, dividendos e remessas de lucro, além de uma auditoria da dívida pública. Somos contra o aumento das tarifas de energia, água e outros serviços básicos, que inflacionam o custo de vida dos trabalhadores. Os direitos trabalhistas precisam ser assegurados: defendemos a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e a valorização dos aposentados com uma previdência pública, universal e sem progressividade”, afirmou o secretário geral do SINDSEP-AM.

“O momento da conjuntura exige disposição da CUT-AM na mobilização dos trabalhadores em apoio as grandes mobilizações que a CUT Nacional vem realizando, inclusive a que acontece no próximo dia 20 de agosto e a exigência que realizemos, sim, uma grande mobilização em defesa da classe trabalhadora, deixemos a mesmice de lado. Vamos para as ruas e praças para defender o que construímos com muito suor ao longo dos anos”, concluiu Walter.

A nova diretoria da CUT-AM reeleita, contará com três membros do SINDSEP-AM, nos seguintes cargos: Walter Matos de Moraes que cuidará da Secretaria de Comunicação, Geralda de Souza Oliveira na Secretaria Pela Igualdade Racial e, Itamar de Oliveira Ondion na Diretoria Estadual.

O CECUT-AM 2015 reuniu cerca de 250 participantes delegados, observadores e convidados, entre delegados com direito a voto foram 168. Um evento representativo que consolida a atuação CUTista no seio da classe trabalhadora no Amazonas.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Fotos: Edson Chaves|Portal Gazeta Do Amazonas

Tags: