Cerca de 70% dos egressos do Literatus estão atuando no mercado

20/03/2020 17:01

Por Olívia de Almeida 

Neste mês de março, o Centro de Ensino Literatus comemora 29 anos de atuação. Referência em Educação Profissional no Amazonas, a instituição já capacitou mais de 35 mil técnicos em cinco eixos de atuação: Ambiente e Saúde, Segurança, Gestão e Negócios, Infraestrutura e Controle e Processos Industriais. E o Literatus tem muito a comemorar. De acordo com uma recente pesquisa, cerca de 70% dos egressos estão hoje atuando no mercado de trabalho local.

Segundo o Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), nos últimos dez anos, o Centro de Ensino Literatus foi a instituição privada que mais capacitou técnicos no Amazonas. O levantamento apontou que 32,6% do total de profissionais formados fizeram parte da instituição.

“Chegamos aos 29 anos nos sentindo cada vez mais realizados em fazer parte da trajetória de tantos profissionais. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a realizar sonhos e alcançar melhor qualidade de vida através da educação”, celebra a mantenedora do Centro de Ensino Literatus, Elaine Saldanha.

Entre os profissionais que tiveram a vida transformada pela instituição está a do egresso e hoje professor do Literatus, David Mourão. Após trabalhar dez anos como motorista de ônibus, ele se descobriu na área da saúde.

“Fui incentivado pela minha esposa, iniciei o curso Técnico em Enfermagem no Centro de Ensino Literatus e, depois de formado, continuei estudando e me especializando. E depois ainda consegui realizar o sonho de trabalhar onde a minha história na área começou”, relata Mourão.

Formada na primeira turma do curso Técnico em Enfermagem da instituição,  Aldelime Carvalho conta que começou estudando com a sua mãe, que foi a maior incentivadora a se capacitar, e se apaixonou pela profissão.

“A cada módulo fui me identificando, o que mais me marcou foi o estágio que fiz em um hospital de referência e me deparei com situações em que percebi que eu havia nascido para essa área”, conta.

Após a conclusão do curso, Aldelime revela que decidiu investir na graduação superior. Embora ainda estivesse no terceiro período, foi por conta da sua formação no curso técnico que conseguiu um cargo de confiança em uma grande empresa.

“O mercado de trabalho em Manaus para os técnicos é muito competitivo, no entanto há um leque de áreas de atuação e os melhores profissionais conseguem se destacar”, disse a egressa do Centro de Ensino Literatus.

Vantagens no curso técnico

Segundo a mantenedora do Centro de Ensino Literatus, Elaine Saldanha, são muitas as vantagens dos cursos técnicos, como a curta duração, o rápido retorno financeiro e a metodologia com foco nas reais necessidades das empresas. Esses fatores estão entre os responsáveis pelos números de profissionais capacitados na instituição.

“Além disso, os órgãos e empresas parceiras reconhecem a experiência e a expertise da instituição na formação de mão de obra qualificada e, por conta disso, os alunos do Literatus saem na frente”, defende a mantenedora.

Outro diferencial é que esse tipo de formação pode ser feito antes mesmo de o jovem completar o ensino médio. Em geral, um aluno no segundo ano do ensino médio já pode cursar sem problemas e ainda tem a chance de se formar já empregado.

Durante o curso, o aluno desenvolve diversas competências que hoje são essenciais para as empresas, como a criatividade, a flexibilidade, a proatividade, a competência em solucionar problemas e a postura empreendedora. Por isso, o profissional técnico segue entre os mais demandados no mercado de trabalho.

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto:Divulgação