Fametro abre 130 vagas para ingresso no curso de Medicina, por processo seletivo

13/05/2020 14:40

Por: Portal Gazeta do Amazonas 

MANAUS – O Centro Universitário Fametro está abrindo 130 vagas para ingresso no curso de Medicina, por processo seletivo. Serão quatro modalidades oferecidas: por transferência de outras instituições; pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); portadores de diploma de graduação; e participação no vestibular agendado, formato que está sendo adotado pela primeira vez no curso de Medicina, segu indo as orientações das autoridades de saúde como prevenção à pandemia por coronavírus.

O curso de Medicina da Fametro é o único da região Norte com nota máxima 5 na avaliação geral do Ministério da Educação (MEC). As inscrições para o processo seletivo já estão abertas, em todas as modalidades, e podem ser feitas até o dia 25 deste mês, no site https://fametro.edu.br até o dia 25 deste mês.

Para ingressar no curso pelas modalidades transferência, quando são oriundos de outras instituições de ensino, ou portador de diploma de graduação, os candidatos são classificados conforme o coeficiente de rendimento apresentado no histórico.

Se a seleção foi por meio da nota do Enem, o estudante poderá aproveitar os pontos obtidos em uma das provas dos dois últimos anos. Se participar do vestibular agendado, formato que está sendo adotado pela primeira vez no curso de Medicina da Fametro, o candidato, ao se inscrever, deve preencher os dados pessoais e agendar a prova, para um horário específico, que pode ser de segunda-feira a sexta-feira, entre 9h e 15h, no Campus Central da Fametro, na avenida Constantino Nery, 3000, bairro Chapada. No dia do vestibular, deverá apresentar o comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Devido à pandemia é obrigatório que o vestibulando participe do processo seletivo usando máscara. O resultado do vestibular será divulgado em até 72 horas após a realização da prova.

Estrutura de excelência – Único da região Norte com nota máxima na avaliação do MEC, o curso de Medicina da Fametro conta com corpo docente formado por profissionais renomados. A coordenadora do curso é a médica infectologista Graça Alecrim, que foi diretora-presidente da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), instituição de referência internacional. Também faz parte do corpo docente da instituição o cirurgião George Lins de Albuquerque. Ele é o primeiro prof issional da sua área de atuação a receber a certificação em Cirurgia Robótica, da empresa norte-americana Intuitive Surgical.

Graça Alecrim explica que a estrutura de ensino do curso da Fametro tem como grande diferencial as metodologias ativas, em que os estudantes adquirem, desde o início das aulas, habilidades práticas da profissão. Por meio de parcerias com a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), os estudantes auxiliam no atendimento a pacientes em Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), desde o primeiro período da graduação.

O curso também conta, diz ela, com o suporte de tecnologias de ponta, que contribuem com o processo de aprendizagem. O curso possui 19 laboratórios, divididos em consultórios, sala de simulação realística, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entre outros.  Através de simuladores de alta tecnologia, como a mesa anatômica 3D – a Fametro é a única instituição a possuir esse equipamento na região Norte –, o aluno consegue avaliar o funcionamento do corpo humano, em diversas situações.

Graça Alecrim ressalta que, além da equipe técnica altamente capacitada e da excelente estrutura de ensino, outro pilar na formação dos médicos é a pesquisa. “Os alunos são incentivados, por meio de programas científicos, a atuar em pesquisas desde o início do curso”, afirmou.

Portal Gazeta do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto: Divulgação