Busca por hábitos saudáveis impulsiona mercado para profissionais de Educação Física

02/09/2020 14:27Comentários desativados em Busca por hábitos saudáveis impulsiona mercado para profissionais de Educação Física

Por Portal Gazeta do Amazonas

O aumento da preocupação com a saúde e a busca por hábitos saudáveis de uma grande parcela da população tem impulsionado o mercado para algumas áreas, como a dos profissionais de Educação Física. A profissão passou a ser peça chave na prevenção, no apoio ao tratamento de diversas doenças e na própria promoção da saúde. Alguns profissionais têm aproveitado o momento e estão apostando no empreendedorismo para atender à crescente demanda.

A coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário Fametro, Eva Vilma Alves, diz que o mercado está favorável. A pandemia de coronavírus, segundo ela, mostrou que a atuação do profissional de Educação Física não está limitada às academias ou salas de aula. A tecnologia tem permitido aos professores diversas possibilidades para atender aos alunos, seja através de lives nas redes sociais, elaboração de vídeos ou aplicativos de treino. “São novos nichos do mercado que começam a se destacar, possibilitando o empreendedorismo e uma maior atuação do profissional”, destacou.

Além da incorporação da tecnologia no dia a dia da profissão, outros segmentos já conhecidos, como o de personal trainer, se apresentam como oportunidades para quem quer ter o próprio negócio. “As pessoas cada vez mais procuram comodidade e atendimento personalizado. O personal consegue indicar o treino conforme a necessidade de cada pessoa e atende no horário que for mais conveniente para o aluno”, frisou.

O empreendedorismo já se apresenta como uma possibilidade, mesmo para quem ainda está estudando. O aluno do curso de Educação Física da Fametro, Carlos Nascimento, já decidiu que pretende ter o próprio negócio quando concluir o curso. Ele, que é faixa preta em jiu-jitsu, já atua como professor nessa modalidade. A graduação, de acordo com Carlos, vai possibilitar ampliar o seu leque de atuação. “Minha ideia é ter meu próprio espaço e oferecer outras modalidades. A formação é importante para orientar o aluno da melhor forma. Hoje, eu dou aulas de MMA Fit, MMA para iniciantes, além do jiu-jitsu”, relatou.

Quem pretende ingressar na carreira, precisa saber que há duas modalidades de curso – Licenciatura e Bacharelado. Na Licenciatura, a formação é voltada para quem quer dar aulas em escolas. Já o Bacharelado é direcionado para áreas como esporte, fitness, saúde e lazer. O profissional pode trabalhar em academias ou no próprio negócio, entre outras opções. De acordo com a coordenadora do curso de Educação Física da Fametro, na instituição os alunos são preparados para atuar em diversos segmentos, inclusive o do empreendedorismo.

Os comentários estão fechados