CBMAM realiza instruções de salvamento aquático para militares do Exército Brasileiro

18/09/2020 00:10Comentários desativados em CBMAM realiza instruções de salvamento aquático para militares do Exército Brasileiro

Por Portal Gazeta do Amazonas

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), por meio de sua equipe de instrutores de mergulho e guarda-vidas, realizou na última quarta-feira (16/09) uma instrução de combate a incêndio e salvamento aquático para os 17 sargentos oriundos do Exército Brasileiro (EB).

A capacitação faz parte do curso NavFlu do Centro de Embarcação do Comando Militar da Amazônia (CECMA) e tem como objetivo a aplicação e demonstrações técnicas de salvamento aquático e atendimento pré-hospitalar de vítimas de afogamento.

No primeiro momento, os 17 sargentos receberam aulas teóricas com apresentação geral e a importância das técnicas e procedimentos em atividades no meio fluvial. Após as primeiras orientações, a turma seguiu com as atividades práticas da instrução no tanque de treinamento do CBMAM, onde os alunos observaram as demonstrações de salvamento aquático, execução dos instrumentos e exercício individual.

Dentre os temas que foram abordados estão a natação em estilo crawl na distância de 200 metros, abdominal submerso, entrada na água, nado de aproximação, mergulho em três tempos, abordagem da vítima no peito cruzado, nado de reboque com ou sem vítima, judô aquático, mergulho livre para resgatar vítima nos 6 metros de profundidade e retirada da água.

Instrutores – Coordenando a equipe de instrutores, o Major BM Ricardo Rocha é mergulhador e instrutor de mergulho e salvamento aquático. Além dele [Ricardo], o 1º Sargento BM Edson Barreto também é mergulhador e atualmente é comandante do pelotão de Guarda-Vidas do CBMAM. Compõe também a equipe: o Sargento BM Leandro Nunes e os Cabos BM Pedro Neto e Evandro Monteiro.

A equipe já concedeu instruções para várias divisões de elite da segurança pública como: Rondas Ostensivas Cândido Mariano (ROCAM), Companhia de Operações Especiais (COE), Curso de Operações de Choque (COC), Curso de Operações Táticas Especiais (Cote) da Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), além do Curso de Formação de Oficiais da PMAM e do Curso de Operações em Selva (COS) do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).

Portal Gazeta do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta do Amazonas )

Fotos: Bárbara Costa e Cabo BM Pedro Neto/CBMAM

Os comentários estão fechados