Educadores de creches municipais de Manaus participam de pesquisa sobre os desafios na pandemia

26/09/2020 07:12Comentários desativados em Educadores de creches municipais de Manaus participam de pesquisa sobre os desafios na pandemia

Por Portal Gazeta do Amazonas

Imagem apenas ilustrativa. Foto: Cleomir Santos

MANAUS – Mais de cem educadores que atuam nas creches da Prefeitura de Manaus, coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram na tarde desta sexta-feira, 25/9, de uma videoconferência, dando continuidade à pesquisa realizada pela Gerência de Creches sobre “Desafios da Identidade Profissional de Creche no Contexto Pandemia: Quero te ouvir, professor!”. A pesquisa contou com a participação de 300 educadores, entre diretores, pedagogos e professores.

O encontro, que aconteceu pela plataforma Google Meet, durou aproximadamente duas horas e vários temas foram abordados, como comunicação, pensamento crítico, criatividade, colaboração e inovação.

De acordo a gerente de Creches, Wissilene Brandão, esse tipo de avaliação acontece duas vezes por ano de forma presencial, mas devido a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de manter o distanciamento social, a pesquisa e avaliação aconteceram de forma virtual.

“A avaliação é uma forma objetiva de constatar como o professor tem desempenhado o seu papel, e dentro da realidade deste ano o que observamos é que apesar do medo, da angústia e frustrações durante todo esse processo de teletrabalho, é que todos os professores se mantiveram perseverantes na sua prática educacional”, informou Wissilene.

Na pesquisa, os professores puderam compartilhar qual documento pedagógico utilizou para planejar as aulas durante o teletrabalho, como conciliaram os conceitos de interações e brincadeiras às orientações para as famílias, num contexto doméstico, como adaptou suas práticas pedagógicas de inclusão para o público-alvo da educação especial. Além das vivências didáticas durante a pandemia.

Para a professora Moiciclaudia Silva Sahdo, que leciona na creche municipal Professora Eliana de Freitas, no Riacho Doce 3, bairro Cidade Nova, zona Norte, a pesquisa é uma ótima maneira de compartilhar as experiências vividas durante a pandemia.

“A iniciativa da Prefeitura de Manaus em ouvir o professor é extremamente positiva. Estamos vivendo uma experiência única e cada um reage de uma maneira diferente. É muito bom poder compartilhar experiências positivas e também as angústias, desafios, momentos que precisamos enfrentar e principalmente saber que podemos contar nossas ações e sentimentos com os colegas e de como estamos trabalhando para chegar até às crianças, às famílias e garantir a aprendizagem de cada um dos nossos alunos”, avaliou Moiciclaudia.

Aplicação

De acordo com a assessora pedagógica da GEC e responsável pela elaboração do documento, Cláudia Magalhães, a pesquisa aconteceu em duas etapas. A primeira realizada pelo professor, depois pela equipe diretiva, que é a equipe pedagógica das creches com o retorno de como foi realizado o procedimento.

“Essa pesquisa é uma descrição sensível sobre o olhar do professor de creche nos tempos da pandemia e nosso maior objetivo é ouvir esse profissional, seus anseios, desafios, e expectativas futuras de trabalho. Nessa nova realidade, uma nova identidade surge no professor, que agora precisa utilizar e conhecer os meios tecnológicos e a equipe diretiva, nesse momento é quem vai ajudar esse professor. Essa é uma situação mundial, onde todos vivem os mesmos medos e precisamos da ajuda um do outro”, comentou.

Texto – Érica Marinho / Semed

Portal Gazeta do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta do Amazonas )

Foto: Cleomir Santos

Os comentários estão fechados