Prefeitura de Manaus realiza ações de Educação em Saúde na zona Norte

25/10/2020 06:14Comentários desativados em Prefeitura de Manaus realiza ações de Educação em Saúde na zona Norte

Por Portal Gazeta do Amazonas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu na manhã da última sexta-feira, 23/10, uma ação de Educação em Saúde para crianças e adolescentes, que integram o projeto Pequenos Heróis, em parceria com a Associação de Moradores do conjunto Cidadão 1, na zona Norte de Manaus, e o Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente do Corpo de Bombeiros.

As atividades foram executadas pela equipe de Educação em Saúde, do Distrito de Saúde (Disa) Norte, no Centro Pastoral Dom Sérgio Eduardo Castriani, no bairro Cidade Nova 2, e abordou temas como o controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya, a prevenção ao tabagismo e à Covid-19, além de saúde bucal.

De acordo com educador em saúde do Disa Norte, Elias Leal, a equipe de Educação em Saúde atendeu ao convite da coordenação do projeto Pequenos Heróis, para repassar informações para crianças e adolescentes, com palestras educativas, exposição do ciclo biológico do Aedes aegypti e maquetes para orientar sobre os perigos do tabagismo para a saúde.

“Manaus já enfrenta o período de chuvas, o que aumenta o risco para as doenças transmitidas pelo Aedes, por isso é importante fazer um trabalho de preventivo, além de repassar informações sobre a prevenção ao tabagismo, à Covid-19 e os cuidados com a saúde bucal. São 48 crianças participando da ação de educação em saúde, que irão atuar multiplicando as informações em casa, na escola e na comunidade”, explicou Elias.

O vigilante Luiz Cláudio Serrão, 47 anos, morador do conjunto Cidadão 1, tem quatro filhos com idade entre 10 e 15 anos no projeto Pequenos Heróis, e destacou a importância da Educação em Saúde para crianças e adolescentes. “A educação vem de dentro de casa, mas as atividades do projeto são um complemento para que eles possam compreender melhor sobre as doenças e saber como fazer a prevenção”, destacou Luiz.

Atividades

O setor de Educação em Saúde e Mobilização Social da Semsa promove atividades por meio de profissionais dos Disas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, que são mobilizados para atuar nas unidades de saúde, e também em ações de escolas, igrejas, instituições públicas e privadas, comércios, associações de bairro, clubes de mães ou em locais de grande circulação de pessoas, como terminais de ônibus.

“O trabalho consiste em levar informações para a população, inclusive com crianças e adolescentes, que se tornam executores e multiplicadores das ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Com a pandemia da Covid-19, o trabalho continua a ser feito, mas seguindo os protocolos de segurança”, informou a chefe do setor de Educação em Saúde e Mobilização Social da Semsa, enfermeira Lilian Paula Lima Zacarias.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Portal Gazeta do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta do Amazonas )

Foto: Divulgação/Semsa

Os comentários estão fechados