Arquiteto Mário Toledo recebe ‘Medalha de Ouro Cidade de Manaus’ durante sessão especial na CMM

29/04/2015 14:59Comentários desativados em Arquiteto Mário Toledo recebe ‘Medalha de Ouro Cidade de Manaus’ durante sessão especial na CMM

MANAUS, 29/04/15 VEREADOR PLINIO VALERIO (PSDB) ENTREGA AO ARQUITETO MARIO TOLEDO A MEDALHA DE OURO CIDADE DE MANAUS DURANTE SESSAO ESPECIAL NA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS. FOTO: TIAGO CORREA / CMM

O arquiteto Mário Jorge Almeida Toledo recebeu, na manhã desta quarta-feira (29), a ‘Medalha de Ouro Cidade de Manaus’, durante sessão especial, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), pelos relevantes serviços prestados à cidade de Manaus. A iniciativa, assinada por todos os 41 parlamentares da Casa Legislativa, foi proposta pelo vereador Plínio Valério (PSDB),

“A Câmara se sente honrada em homenagear a carreira de sucesso de Mário Toledo”, destacou o vice-presidente da CMM, vereador Hiram Nicolau (PSD), que também presidiu a cerimônia, que teve a participação do primeiro tenente do Comando Militar do Amazonas Gerson Silvano, do presidente do Jornal do Commercio, Guilherme Aloísio de Oliveira, do titular da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos – ManausCult, Bernardo Monteiro de Paula, amigos  e familiares do homenageado.

Na mesma linha, o autor da homenagem, em seu discurso, ressaltou os grandes projetos idealizados por Mário Toledo, entre as quais, o projeto do conjunto habitacional Cidade Nova, a primeira etapa do Programa de Saneamento dos Igarapés de Manaus (Prosamim) e Cidade Universitária. “Mário é profundo conhecedor de Manaus e em seus 70 anos continua acreditando que essa cidade um dia vai se libertar”, destacou Plínio Valério.

“A homenagem com essa medalha é para seus netos e bisnetos saberem que Manaus reconheceu o seu trabalho e que suas obras ficarão marcadas nesta Casa como conhecimento que você faz parte da história de Manaus”, disse o parlamentar.

Em seu discurso de agradecimento à homenagem, Mário Toledo fez questão de ressaltar que seus familiares foram a sua base de fortalecimento para que chegasse a ser um grande arquiteto honesto e trabalhador. Filho mais novo entre os irmãos, Mário absorveu de seus pais e irmãos os ensinamentos que o levaram vida a fora para obter tais conhecimentos.  Após se formar em Arquitetura pela Universidade Federal do  Rio de Janeiro (RJ), e por alguns anos trabalhar na área naquela cidade, Mário se sentia no dever de retornar a sua cidade natal (Manaus) para contribuir com seus conhecimentos.

“Retornei para Manaus em dezembro de 1970 e iniciei os meus trabalhos em janeiro do mesmo ano. Desde então, comecei a batalhar pelo progresso desta cidade e comecei a projetar conjuntos habitacionais”, lembrou o arquiteto, que acrescentou “essa homenagem é uma premiação não somente pra mim, mas para todos os meus amigos arquitetos. Me sinto como um atleta em uma olimpíada, obrigado”, concluiu emocionado Mário Toledo.

Sobre o homenageado

Mário Jorge Almeida Toledo nasceu em Manaus, 29 de abril em 1945, filho de João Francisco da Silva de Toledo e Francisca Almeida Silva. Realizou seus estudos no Grupo Escolar Cônego de Azevedo, Colégio Dom Bosco, quando desenvolveu várias atividades artísticas e esportivas. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1969.

Já arquiteto, Mário retornou à Manaus iniciando suas atividades profissionais na Secretaria de Viação e Obras Públicas. Em 1972, fundou sua empresa M Toledo Arquitetura, passando a atuar fortemente no mercado de projetos.

De 1970 até os dias atuais, sua empresa executou 122 projetos residenciais, 32 lojas, 31 edifícios, quatro ginásios poliesportivos, cinco hotéis, 28 projetos habitacionais no Amazonas e Acre. Mário também idealizou quatro projetos industriais, oito urbanos, além de 61 projetos diversos de escolas, faculdades, santuários, igrejas, concessionárias de veículos, transportadoras, escritórios e aeroportos.

Entre os projetos mais significativos do homenageado, destacam-se o projeto habitacional Cidade Nova, conjuntos Dom Pedro 1 e 2, Kíssia 1,2 e Déborah, participou do projeto Prosamim, e atualmente, participa do desenvolvimento do projeto Cidade Universitária da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Casado com a senhora Socorro Guerreiro de Toledo, com quem teve quatro filhos, Ulli, Igor, Ive e Didê, Mario Toledo, hoje, com 70 anos, continua suas atividades em arquitetura e urbanismo, além da música, do teatro e da pintura, com a mesma empolgação dos primeiros anos de profissão.

Com informações: Valdete Araújo – DIRCOM/CMM

Portal Gazeta Do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta Do Amazonas )

Foto: Tiago Correa/CMM

Os comentários estão fechados