Provas para Agentes de Pesquisas e Supervisores de Coleta serão no domingo(2). São 175 vagas no Amazonas

29 de abril de 2021 12:19

Por Portal Gazeta do Amazonas

No próximo domingo (2/5), serão aplicadas as provas do Processo Seletivo Simplificado para contratação de 5.623 Agentes de Pesquisas e Mapeamento (APM) e 552 Supervisores de Coleta e Qualidade. No Amazonas, são 158 vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM), distribuídas por 12 municípios; e 17 vagas para Supervisor de Coleta e Qualidade, em 9 municípios. 

Os contratos serão temporários, e os contratados vão trabalhar nas pesquisas de rotina do IBGE. 

Os inscritos poderão consultar o local de prova, nesta quinta-feira (29), no site do Cebraspe, banca organizadora do processo seletivo. Essa seleção não está relacionada com o Censo Demográfico.

Provas

Os candidatos à função de Supervisor de Coleta e Qualidade farão prova com 60 questões de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público, Noções de Informática, Noções de Administração e Situações Gerenciais e de Geografia. A prova será aplicada no turno da manhã, de 8h às 12h, horário de Brasília.

Já os inscritos para a função de APM farão prova com 60 questões de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público e Geografia. A prova será aplicada no turno da tarde, de 14h às 18h, horário de Brasília.

No dia da prova, o candidato deve levar caneta esferográfica preta de material transparente, documento original com foto e comprovante de inscrição.

O gabarito preliminar das provas será divulgado a partir das 19h (horário de Brasília) do dia 3 de maio, no site do Cebraspe. O resultado final está previsto para 31 de maio.

Protocolos de prevenção à Covid-19

A seleção seguirá protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, como o uso obrigatório de máscara, de tecido ou cirúrgica, cobrindo nariz e boca. Os candidatos deverão manter o distanciamento social. Haverá álcool gel para higienização das mãos, mas se recomenda, também, que o candidato leve seu próprio frasco de álcool em gel (que não poderá ser compartilhado com outras pessoas) e água. O candidato que se recusar a obedecer às normas sanitárias será excluído do processo seletivo.

Sobre as vagas de trabalho

As vagas para APM serão distribuídas em 520 municípios em todos os estados brasileiros, sendo 12 para municípios do Amazonas. A remuneração para essa função é de R$ 1.387,50 e a jornada de trabalho de oito horas diárias, sendo 40 horas semanais. Para assumir a vaga, o candidato precisa ter ensino médio completo. O APM visita domicílios e estabelecimentos, em locais selecionados de acordo com o tema a ser pesquisado pelo IBGE. É ele o profissional que agenda, realiza e registra as entrevistas presenciais e por telefone, entre outras atividades.

Já para a função de Supervisor de Coleta e Qualidade, cuja remuneração é de R$ 3.100,00 são oferecidas vagas distribuídas em 326 municípios em todos os estados brasileiros, sendo 17 para municípios do Amazonas. Entre as funções desse profissional, estão a organização, o planejamento e a execução das atividades para as pesquisas. Assim como a função de APM, a jornada de trabalho é de oito horas diárias (40 horas semanais) e é exigido o ensino médio completo.

Processos seletivos não estão relacionados com o Censo

Esses processos seletivos para as pesquisas de rotina do IBGE não estão relacionados com o Censo Demográfico, que teve sua operação inviabilizada em 2021 por falta de orçamento. Com relação ao processo seletivo dos censitários – Recenseador, Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) – o IBGE anunciará assim que for possível as orientações referentes à suspensão das provas e à devolução das taxas de inscrição.

Fonte: IBGE – Unidade Amazonas

Portal Gazeta do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta do Amazonas )

Foto: Divulgação