Prefeitura de Manaus divulga calendário de vacinação para população de 50 a 53 anos

9 de junho de 2021 04:13

Por Andréa Arruda

A Prefeitura de Manaus fechou o calendário dos próximos públicos a serem vacinados contra a Covid-19, na capital. Depois de inserir na campanha as pessoas de 54 a 59 anos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), passa a atender, a partir desta quarta-feira, 9/6, o público de 50 a 53 anos, por ordem decrescente de idade. Considerando que essa população é maior que a faixa etária anterior, o escalonamento também será por nascimento.

Na quarta-feira serão vacinadas as pessoas de 53 anos, nascidas entre janeiro e junho; e na quinta-feira, 10, as da mesma idade, nascidas entre julho e dezembro. Na sexta-feira, 11, entram as de 52 anos, que nasceram entre os meses de janeiro a junho; e no sábado, 12, as de 52, que nasceram de julho a dezembro. Na segunda-feira, 14, serão atendidos os de 51 anos, nascidos entre janeiro e junho; e na terça-feira, 15, os de 51 anos, nascidos entre julho e dezembro. Já na quarta-feira da próxima semana, dia 16, serão vacinadas as pessoas de 50 anos, que nasceram entre os meses de janeiro e junho e, na quinta-feira, 17, as de 50 anos, nascidas entre os meses de julho e dezembro.

“Mais uma vez, estamos ampliando a vacinação contra a Covid da nossa população em geral, sem doenças preexistentes, não contemplada em grupos prioritários anteriores. Muito em breve teremos alcançado toda a população acima de 18 anos, o que trará mais segurança para todos e a volta a uma situação de normalidade”, ressalta o prefeito David Almeida, acrescentando que a campanha municipal avança de forma transparente e responsável, cumprindo todas as metas de cobertura para os grupos atendidos a cada etapa.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, orienta a população de 50 a 53 anos, ainda não cadastrada, a fazer o cadastro no sistema Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/) para facilitar o atendimento nos pontos de vacinação. “O cadastro não é obrigatório, mas nos permite agendar o usuário para o local mais próximo e com uma distribuição adequada à capacidade de atendimento em cada local”, observa

A imunização vai ocorrer em seis pontos de vacinação já tradicionais, montados pela prefeitura: Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Universidade Paulista (Unip), Clube do Trabalhador do Sesi/AM, Centro de Convenções de Manaus (sambódromo), supermercado Coema e balneário do Sesc/AM.

Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identificação original, com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia) que demonstre que o usuário é morador de Manaus.

Devem ser vacinadas 48 mil pessoas entre 50 e 53 anos, de acordo com dados da Semsa baseados na população estimada pelo IBGE, excluídos os já vacinados em outras etapas da campanha. Destes, 24,9 mil são mulheres e 23 mil, homens.

Os que realizaram o cadastro no Imuniza, devem acessar a plataforma, na opção “Consultar 1ª Dose” para saber a data e o local em que irá receber a vacina. Os que não conseguirem se cadastrar até o dia correspondente à sua idade/gênero, podem se dirigir ao ponto de vacinação mais próximo, com os documentos obrigatórios.

Dois pontos de vacinação não estarão disponíveis para a população geral: o ponto do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Norte, zona Norte, que é único e exclusivo para os remanescentes dos grupos de idosos, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, gestantes e puérperas, trabalhadores da educação, além dos pais de crianças com deficiência permanente; e o posto da Escola de Enfermagem de Manaus, em Adrianópolis, na zona Centro-Sul, que é único e exclusivo para remanescentes dos grupos de trabalhadores da saúde, além das forças de segurança e Forças Armadas.

Demais públicos

Além da população de 50 a 53 anos, a Semsa amplia, nesta quarta-feira, 9, a vacinação dos pais de PcDs menores de 18 anos que tenham entre 40 e 48 anos e que seguem sendo vacinados exclusivamente no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona Norte.

Já na próxima quinta-feira, 10, a secretaria dá início à vacinação dos trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e dos trabalhadores da assistência social que atuam na linha de frente do atendimento social da Covid-19 e na Emergência das Enchentes e Transbordamentos dos Rios. Essas pessoas também serão vacinadas em seus locais de trabalho e de acordo com listas oficiais encaminhadas à Semsa.

A campanha segue aberta para os remanescentes de grupos prioritários anteriores, incluindo os trabalhadores de saúde, idosos de 60 anos e mais, ribeirinhos, Pessoas com Deficiência Permanente grave (PcDs), pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, trabalhadores de educação, forças de segurança e salvamento e, ainda, dos trabalhadores do transporte aéreo, trabalhadores portuários e aquaviários, que continuam a ser vacinados em seus locais de trabalho, e as pessoas em situação de rua, que recebem a vacina em abrigos.

Calendário – População geral (50 a 53 anos)

Quarta-feira, 9 – 53 anos (nascidos nos meses de janeiro a junho)

Quinta-feira, 10 – 53 anos (julho a dezembro)

Sexta-feira, 11 – 52 anos (janeiro a junho)

Sábado, 12 – 52 anos (julho a dezembro)

Segunda, 14 – 51 anos (janeiro a junho)

Terça-feira, 15 – 51 anos (julho a dezembro)

Quarta-feira, 16 – 50 anos (janeiro a junho)

Quinta-feira, 17 – 50 anos (julho a dezembro)

Documentos obrigatórios

Identidade original, com foto

CPF

Comprovante de residência (original e cópia)

Pontos de vacinação – 50 a 53 anos 

Zona Norte

Estacionamento do supermercado Coema, avenida Torquato Tapajós, 5.890, no Novo Israel, zona Norte

Zonas Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia, avenida Silves, 2.222, Crespo

Universidade Paulista (Unip), avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi/AM, avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1

Zona Oeste

Balneário do Sesc/AM, avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto

Centro de Convenções de Manaus (sambódromo), avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro

Portal Gazeta do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta do Amazonas )

Foto: Divulgação