Anvisa recebe pedido de uso emergencial de medicamento contra covid

20 de julho de 2021 08:29

Por Portal Gazeta do Amazonas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu na segunda-feira, 19, a solicitação de autorização temporária de uso emergencial do medicamento Sotrovimabe nos casos de covid-19. O remédio é um anticorpo monoclonal e ainda não teve estudos clínicos conduzidos no Brasil.

O pedido foi feito pela farmacêutica Glaxo Smith Kline Brasil.

De acordo com a Anvisa, as primeiras 24 horas serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários para avaliação estão disponíveis. Se houver informações importantes faltando, a agência pode solicitar as informações adicionais ao laboratório.

A Anvisa informou que o prazo de análise do pedido de medicamento é de 30 dias, porém, esse prazo não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pela Agência dentro do processo.

O Sotrovimabe é um anticorpo monoclonal de dose única experimental, que já teve autorização para uso emergencial no EUA para o tratamento de covid-19 leve a moderada em adultos e pacientes pediátricos (12 anos de idade ou mais pesando pelo menos 40 kg). Os resultados foram positivos em casos graves de covid-19.

O tratamento com medicamento resultou em uma redução de 85% no risco de hospitalização ou morte em pacientes ambulatoriais adultos de alto risco em comparação com o placebo.

O sotrovimabe é projetado para se ligar à proteína spike do sars-cov-2, limitando a capacidade do vírus de entrar nas células do corpo. O medicamento é administrado por infusão em uma veia.

Portal Gazeta do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta do Amazonas )

Foto: © YaroslavKryuchka/istock