Secretaria Especial da Cultura e Funarte lançam campanha interministerial ‘Respeitável Circo!’

21 de outubro de 2021 01:08

Por Livia Gomes

A Secretaria Especial da Cultura e a Funarte lançam a campanha interministerial Respeitável Circo!, no dia 20 de outubro, quarta-feira, às 16h. A cerimônia será realizada no Auditório do Bloco A, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), com apresentação de espetáculo circense. A iniciativa integra ações nas áreas de cultura, educação, saúde, direitos humanos e assistência social, em benefício da população circense itinerante no Brasil. Durante o evento, a Funarte vai apresentar a cartilha Respeitável Circo!, material que busca orientar agentes públicos e instituições, e também o Selo Município Amigo do Circo.

Na ação, a Funarte, órgão vinculado à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, por meio do seu Centro de Artes Cênicas e de sua Coordenação de Circo, conta com a parceria do Ministério da Saúde, do Ministério da Cidadania, do Ministério da Educação, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e do Programa Pátria Voluntária. A campanha tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da atividade artística circense no país e de qualificar a intervenção dos agentes públicos dos municípios, estados e do Distrito Federal, na implementação de ações regionais.

Para o secretário Especial da Cultura, Mario Frias, “o circo é aquele lugar mágico e atemporal em que uma criança se depara com um universo extraordinário e milagroso, aquele momento místico em que a arte e a imaginação caminham de mãos dadas para o reino soberano da fantasia”. “Tendo isso em mente, a Secretaria Especial da Cultura, por meio da Funarte, iniciou a campanha interministerial Respeitável Circo!, uma forma de apoiar a atividade circense no país com ações regionais integradas”, afirma o secretário.

A Funarte tem uma história de quase 40 anos de comprometimento e respeito com a arte circense. Entre as ações voltadas a esses artistas, realiza a gestão da Escola Nacional de Circo (ENC), localizada na Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ). A ENC é referência para toda a América Latina no campo da formação em Circo. O corpo docente prepara artistas profissionais para atuar em circos de lona e em diversos setores das artes e cultura. A Escola oferece bolsas de estudos, por meio de concurso público, para brasileiros e estrangeiros maiores de 18 anos. O Curso Técnico em Arte Circense foi criado a partir de uma parceria institucional entre a Funarte e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

“Desde que cheguei à diretoria do Centro de Artes Cênicas da Funarte, me foi pedido um olhar especial para o circo. Sabemos que todos os artistas foram diretamente afetados pela pandemia, mas a atividade artística circense foi uma das mais prejudicadas. Nesta campanha, procuramos levantar questões específicas desses grupos, como a natureza itinerante e a necessidade de obter renda e trabalho nas cidades por onde passam”, ressalta o diretor José Maurício Moreira, reafirmando o compromisso da instituição com a população circense.

A coordenadora de Circo da Fundação, Anna Flávia Oliveira, destaca a importância da integração dos gestores (públicos e privados) e do público em geral com a atividade circense. “Circo e cidade precisam estar juntos. O circo leva arte, cultura e diversão por onde passa. Alcança lugares distantes, mobiliza plateias de todas as idades e classes sociais. Já a cidade pode receber o circo com toda sua estrutura, alegria e o respeito que ele merece!”.

A campanha Respeitável Circo! apresenta uma série de sugestões que podem ser adotadas para melhorar a situação dos circos itinerantes. Para mais informações sobre como apoiar o circo na sua cidade, procure um dos ministérios integrantes da campanha, a Fundação Nacional de Artes – Funarte, ou alguma instituição representativa dos circenses.

Sobre a cartilha da campanha Respeitável Circo!

A cartilha da campanha Respeitável Circo! procura facilitar o acesso do artista circense a programas de assistência social, saúde, educação e, também, estimular o incentivo à formação de público. Busca ainda auxiliar na redução dos empecilhos de ordem burocrática para a montagem das lonas nas cidades por onde passam. Na cartilha, são esclarecidos os direitos, deveres e principais necessidades desses artistas. Ela também pretende conscientizar os gestores públicos e privados de que o circo é uma atividade artística e cultural reconhecida por lei e que, como tal, deve ser apoiada de várias formas.

Sobre o Selo Município Amigo do Circo

A Funarte, com o apoio dos parceiros interministeriais, vai contemplar agentes públicos municipais com o Selo Município Amigo do Circo, premiação que terá abrangência nacional. A iniciativa deve ser realizada no dia 27 de março de 2022, data em que se comemora o Dia Nacional do Circo.

Lançamento da campanha interministerial Respeitável Circo!

Dia 20 de outubro, quarta-feira, das 16h às 18h

Apresentação de espetáculo circense

A cerimônia vai contar com a presença de autoridades parceiras, gestores estaduais e municipais e do público em geral.

Entrada restrita à lotação do espaço

Evento gratuito

Local: Auditório do Bloco A
Esplanada dos Ministérios, Brasília, DF, 70.054-906

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Ministério da Saúde | Ministério da Cidadania | Ministério da Educação | Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos | Programa Pátria Voluntária | Governo Federal

Mais informações sobre a campanha: campanharespeitavelcirco@funarte.gov.br

Outras ações e editais da Funartewww.funarte.gov.br

 

Portal Gazeta do Amazonas (Reprodução autorizada mediante citação do Portal Gazeta do Amazonas )

Foto: Divulgação